INSCRIÇÕES ABERTAS! Processo Seletivo IFPR 2022 Nível médio – Campus Jaguariaíva

PROCESSO SELETIVO

INSCRIÇÕES ABERTAS! Processo Seletivo IFPR 2022 Nível médio

Inscrições podem ser realizadas até 10 de janeiro de 2022 sem custo e online

Foi lançado no dia 19 o EDITAL N°70, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2021, que determina as normas do Processo Seletivo descentralizado para ingresso Cursos Técnicos de Nível Médio, na modalidade presencial, ofertados para o ano de 2022.

As inscrições podem ser feitas até 10 de janeiro de 2020. A seleção será realizada por sorteio público, que será realizado no dia 19 de janeiro de 2022, com transmissão virtual. Do total de vagas, 80% (oitenta por cento) são destinadas às políticas de inclusão social e 20% à ampla concorrência.

Forma de oferta

Os cursos técnicos de nível médio, na modalidade presencial, são ofertados nas formas Integrada (oferecida a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental). Eles são organizados de modo que o estudante, a partir de única matrícula na  Instituição, conclua o Ensino Médio juntamente a uma habilitação profissional técnica de nível médio).

Inclusão social

Assim como em anos anteriores, o Processo Seletivo do IFPR destina 80% das vagas à inclusão social.

60% do total de vagas ofertadas são reservadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas. Destas, 50% serão destinadas aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita (R$ 1.650,00) e 50% serão destinados aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo nacional per capita, havendo reserva de vagas para candidatos: autodeclarados pretos, pardos e indígenas, com deficiência; autodeclarados pretos, pardos e indígenas; pessoas com deficiência; e demais candidatos. No Anexo II do Edital é possível conferir um quadro explicativo sobre o sistema de cotas adotado pelo IFPR.

Além das vagas acima descritas, o IFPR ainda destina 10% do total das vagas ofertadas para os candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 5% do total das vagas aos candidatos autodeclarados indígenas; e 5% aos candidatos com deficiência. Os 20% restantes do total de vagas são destinados à ampla concorrência.

Em caso de dúvidas, enviar e-mail para secretaria.jaguariaiva@ifpr.edu.br ou pelo telefone (43)3535-7415 (WhatsApp).

Veja todos os detalhes na página do Processo Seletivo: https://ifpr.edu.br/jaguariaiva/academico/processo-seletivo-nivel-medio/.