Missão 5S na sua casa: dicas de organização – Campus Jaguariaíva

PESQUISA

Missão 5S na sua casa: dicas de organização

Publicado em

Copiado!

Confira as dicas que a equipe do Projeto 5S do IFPR Campus Jaguariaíva preparou para você fazer em casa nesta quarentena:

O material foi pensado e produzido pela aluna bolsista PIBIC Jr – IFPR/CNPq Giovana Maria do Amaral, do 3° ano do curso Técnico em Biotecnologia e pela aluna Amanda Pereira da Silva, graduanda do curso superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade.

A divulgação das dicas foi realizada semanalmente nas redes sociais do Campus, bem como em grupos de aplicativos de mensagens.

Projeto 5S

O projeto de pesquisa é coordenado pela professora Catiussa Maiara Pazuch e conta com a participação de servidores e estudantes do Campus Jaguariaíva.

O Programa 5S, implantado no campus no ano de 2017, é uma ferramenta de qualidade desenvolvida no Japão logo após a Segunda Guerra Mundial, que visa aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização. Como principais resultados já obtidos, identificou-se que, em relação a implantação da ferramenta 5S, houve melhorias em diversos ambiente da instituição, como: a cooperação dos indivíduos, para que ocorra a organização de armários e salas; otimização dos espaços, decorrente ao senso de utilização da ferramenta; o trabalho em equipe desenvolvido entre os setores do IFPR– Campus Jaguariaíva; a mudança na rotina de todos que circulam na instituição; e a visibilidade científica dada ao projeto. – Resumo enviado pela equipe do projeto

Topo