Formandos dos cursos técnicos I.E.M. realizam visita cultural e técnica em Carambeí – Campus Jaguariaíva

Notícias

Formandos dos cursos técnicos I.E.M. realizam visita cultural e técnica em Carambeí

Publicado em

Copiado!

No dia 13 de dezembro de 2023, as turmas formandas dos cursos técnicos em Alimentos e Biotecnologia I.E.M. do Campus Jaguariaíva, realizaram uma visita cultural e técnica ao Museu e Parque Histórico e ao lavandário Het Dorp Vilarejo Holandês, ambos localizados no município de Carambeí/PR.

A visita teve por objetivo finalizar mais este ciclo acadêmico junto aos estudantes dos últimos anos do ensino médio, por meio de uma experiência educativa e imersiva, abrangendo diversas vertentes do conhecimento, tais como: a difusão histórica e cultural, processamento de queijos artesanais e produção de lavandas.


A visita foi organizada e supervisionada pelas docentes Catiussa Maiara Pazuch e Danielle Cristina Barreto Honorato Ferreira, e contou com o apoio e acompanhamento dos servidores Ineuza Michels Marçal, Michael Sarabia Batista e Eudson Carlos Souza Magalhães.

Com esta visita, foi possível compreender sobre a importância do valor cultural do parque histórico de Carambeí, considerado este, como o maior museu a céu aberto do Brasil. Além disso, conhecemos a arquitetura típica e a história dos imigrantes holandeses da região dos Campos Gerais, com destaque sobre a forma de produção de alguns de seus alimentos”, declarou a professora Danielle, complementando ainda que, na sequência das atividades planejadas, o grupo também visitou o lavandário Het Dorp Vilarejo Holandês, onde foi possível visualizar e compreender sobre as etapas do processo de produção de queijo artesanal, desde a seleção dos ingredientes até a fabricação e maturação dos produtos.

Os estudantes também puderam realizar a avaliação sensorial dos queijos artesanais inovadores produzidos e identificar as suas características de sabor, aroma e textura. E também, aproveitaram para realizar a imersão, conhecer a produção e apreciar a beleza dos campos de lavanda e seus diversos produtos de beleza produzidos a partir da extração dos compostos presentes nestas flores.”, destacou Danielle.

Para as organizadoras desta ação, as atividades realizadas contribuíram para promover uma experiência memorável e educativa, onde os estudantes puderam criar memórias afetivas e duradouras relacionadas ao patrimônio histórico, ao processamento de alimentos artesanais, as belezas do campo de lavanda e os seus produtos derivados.

Topo