NAC participa da programação do Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher – Campus Jaguariaíva

Créditos: Secom – PMJ

No dia 25 de novembro, Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, o Núcleo de Arte e Cultura do IFPR Campus Jaguariaíva participou da programação organizada pela Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social (SHADS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

A atividade foi realizada no Cine Teatro Municipal Valéria Luercy onde o NAC, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Projeto Pescar conduziu a apresentação artística e cultural: Mulheres, quem sois vós? Façamos ecoar a sua voz, por meio das linguagens cênica e dança.

A abertura deu-se com a fala da secretária da SHADS, Fábia Kojo, que destacou a importância de se prestar assistência e apoio às mulheres vítimas de violência e abuso, tais como: a violência patrimonial, a violência sexual, a violência física, a violência moral e a violência psicológica.

Sobre a apresentação cultural, os envolvidos do NAC são estudantes voluntários dos cursos técnicos em Alimentos e em Biotecnologia I.E.M., integrantes do projeto de extensão Mulheres, quem sois vós? Façamos ecoar a sua voz, sob a coordenação dos professores Cely Kaori Hirata e Paulo Sérgio Horst.

Sobre a experiência vivenciada, a estudante Ana Beatriz Caetano relata que “O evento foi uma mistura de emoções. Desde o começo nos dedicamos muito para desenvolver uma apresentação que representasse o combate da violência contra a mulher e fazer essa parceria com o Projeto Pescar e APAE foi muito gratificante e divertido. O que seria um simples trabalho escolar se tornou um projeto grandioso que me ensinou muito.”

“O projeto foi uma experiência incrível porque trata de um tema extremamente importante que deve ser abordado mais vezes. Por meio dele, as pessoas podem conhecer melhor sobre o assunto e criar consciência sobre a violência contra a mulher.” Pontuou a estudante Gabrielle Camargo da Cruz.

O estudante Gianluca Ferreira teceu a seguinte observação: “Eu fiz parte da peça teatral como o Roberto que é um personagem fictício, mas que infelizmente muitas famílias têm um “Roberto” dentro de casa.
E fazer a encenação foi um divisor de águas, pois o Roberto é um personagem que me fez refletir muito sobre situações que infelizmente mulheres e famílias passam junto a companheiros agressivos. Por outro lado, foi algo satisfatório poder entregar o personagem que fosse detestável para que assim, mais pessoas e principalmente, as mulheres saibam detectar as formas de violência e que possam denunciar sem medo os seus agressores, não aceitando, jamais, esse tipo de situação. E o mais importante é que saibam que após a denuncia elas podem ficar tranquilas e que estarão protegidas. Ver a quantidade de pessoas que compareceram ao evento e assistiram a peça foi algo extraordinário para a minha primeira apresentação teatral. Foi uma experiência maravilhosa que adoraria repetir mais vezes.”

O evento foi prestigiado por um público aproximado de 400 pessoas, dentre eles, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Mulheres, quem sois vós? Façamos ecoar a sua voz– Ficha técnica

Direção: Luciano Oliveira Mello

Texto:
Beatriz Soares Pinheiro
Ana Beatriz Caetano Ferreira

Assistência de iluminação e operador de luz:
Paulo Sérgio Horst
John Mendes
Leonardo Proença

Assistência de produção e cenografia:
Bruna Guimarães Koxne
Evelin Eduarda