Núcleo de Arte e Cultura realiza atividade de extensão unindo Contação de História e Oficina de Origami para o público infantil e adolescente – Campus Jaguariaíva

Nos dias 24 e 31 de julho, aconteceu a oficina “Origami de Histórias” em parceria com o Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do IFPR Jaguariaíva e a Secretaria de Desenvolvimento Social do município (SEDES).

O público-alvo foram crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da unidade Primavera e Curumin, totalizando cerca de 150 participantes que tiveram a oportunidade de ouvir histórias e fábulas inseridas em outras culturas e países, proporcionando a ampliação do conhecimento sobre outras formas de vivências por meio da ficção narrada.

“A atividade busca educar, instruir, socializar e desenvolver a inteligência e a sensibilidade dos participantes por meio da contação de histórias e da prática do origami (dobradura de papel). O ato de contar histórias é próprio do ser humano, e ouvir histórias é um incentivo a potencializar a sua imaginação, onde cenas e contextos são guiados pelos sentimentos e emoções que transcendem a ficção e trazem novas reflexões junto a realidade em que cada um vive. Além disso, verificamos benefícios ao incluir a prática do origami logo após a contação de histórias, no sentido de fomentar a integração social, o bem-estar e o estímulo à concentração dos envolvidos”, relatou a coordenadora da atividade, professora Cely Kaori Hirata.

A concretização desta ação só foi possível com a colaboração da equipe de monitores voluntários composta pelos estudantes, estudantes egressos e servidores do IFPR Campus Jaguariaíva.