Vídeo com passo a passo para envio de documentação do Processo Seletivo IFPR – Campus Jaguariaíva

Vídeo com passo a passo para envio de documentação do Processo Seletivo IFPR

Processo de envio de documentos é de forma virtual

Candidatos do PSS IFPR 2020/2021 convocados em 1ª Chamada para preenchimento de vagas dos cursos técnicos em Alimentos e em Biotecnologia I.E.M. terão até o dia 29 de março para realização de envio de documentação para a etapa de avaliação da matrícula.

Para facilitar o entendimento sobre como preencher o formulário de matrícula, produzimos dois vídeos com orientações básicas ao candidato.

Na PARTE I, simulamos o lançamento de dados correspondentes às vagas destinadas à cota C6. O seu preenchimento é bem similar às cotas AC, C7, C8, C9, C10 e C11.

Na PARTE II, apresentamos quais são os documentos básicos para a comprovação da condição socioeconômica correspondente às vagas destinadas à cota C2. O seu preenchimento é bem similar às cotas C1, C3 e C4.

Todos os documentos devem ser anexados no formulário em arquivo com formato PDF ou JPG.

Documentos para todos os candidatos:

• Requerimento de matrícula devidamente preenchido;
  • Cédula de Identidade (RG) ou passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação válida;
  • Declaração de conclusão de curso do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano); ou certificação emitida por meio de exames certificadores oficiais realizados por instituições públicas; ou Declaração de matrícula no 1º ano do Ensino Médio no ano de 2021.

Os candidatos que tiverem a matrícula deferida terão o prazo de 90 dias para apresentar à Secretaria Acadêmica do Campus Jaguariaíva os seguintes documentos:

• Certidão de Nascimento ou de Casamento, caso não tenha apresentado;
  • Documento oficial que contenha o número do CPF ou comprovante de situação cadastral do CPF obtido na página da Receita Federal;
  • Certidão de Quitação Eleitoral (para maiores de 16 anos que já possuem título eleitoral), que poderá ser obtida em qualquer Cartório Eleitoral e também página eletrônica do TSE;
  • Comprovante de Quitação com o Serviço Militar para candidatos do sexo masculino com idade entre 18 (dezoito) e 45 (quarenta e cinco) anos, exceto indígenas;
  • No caso de documentos expedidos por instituições de ensino do exterior, incluir:
    • Declaração de Equivalência de Estudos, conforme Deliberação nº 09/01 do Conselho Estadual de Educação do Paraná, ou legislação própria de cada estado brasileiro, exceto quem realizou seus estudos nos seguintes países: Argentina, Paraguai e Uruguai;
    • Documento de conclusão do ensino médio autenticado pela embaixada brasileira do País de origem, exceto quem realizou seus estudos nos seguintes países: Argentina, Paraguai e Uruguai.
  • Cédula de Identidade (RG) do responsável legal ou passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação válida (menores de 18 anos);

Os documentos deverão ser apresentados originais e cópias para conferência por servidor da secretaria acadêmica do campus.

Os candidatos aprovados nas vagas de inclusão destinadas a egressos de escola pública, deverão ter parecer de deferimento homologado pela Banca de Validação.

IMPORTANTE: O candidato que não apresentar documento obrigatório não terá sua matrícula efetivada.

O aluno ingressante que não realizar confirmação de sua matrícula nos primeiros 5 (cinco) dias letivos, perderá o direito à vaga, sendo chamado o próximo candidato selecionado em lista de espera ou em sessão pública.

A não efetivação da matrícula no período estipulado acarretará na eliminação automática do candidato no Processo Seletivo IFPR 2021.

Chamadas complementares e outras informações

Ao longo do ano, poderão ser realizadas chamadas complementares convocando os candidatos que compõem a lista de espera.

Se este é o seu caso, mantenha-se atento às atualizações do site do Processo Seletivo.