PMBOK 7ª edição é empregado em disciplina do IFPR – Campus Jaguariaíva

ENSINO

PMBOK 7ª edição é empregado em disciplina do IFPR

IFPR Campus Jaguariaíva é uma das instituições pioneiras em utilizar esta edição do Guia, especialmente num curso de graduação.

A componente curricular é Gestão de Projetos, e foi ministrada para os alunos do 2º período do curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade. As aulas tiveram início no dia 13 de dezembro de 2021 e se encerraram no dia 08 de abril de 2022. Os conteúdos foram totalmente baseados na 7ª edição do Guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK®).

O que é o PMBOK?

O Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK ®) é a publicação carro-chefe do Project Management Institute (PMI), uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de disseminar as melhores práticas de gerenciamento de projetos em todo o mundo, e é um recurso fundamental para o gerenciamento de projetos eficaz em qualquer setor.

Dados do docente

O Professor Antonio Luiz Fernandes Marinho é Mestre em Engenharia de Produção (UFPR), com MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV). Possui 13 anos de experiência profissional em ambientes de projetos de empresas multinacionais e nacionais de grande porte.

Trabalhos acadêmicos do docente na área de Gerenciamento de Projetos:

• Dissertação intitulada Modelo e simulação de um ambiente engineer to order e os efeitos dos fatores envolvidos no planejamento da produção sobre o tempo total de atravessamento (2017).
  • Caracterização de um ambiente empresarial do tipo ETO: um estudo de caso In: International Conference on Production Research, 2016, Valparaiso.
  • Panorama das pesquisas sobre vulnerabilidade do sistema em projetos, programas e portfólios. In: XXII Simpósio de Engenharia de Produção, 2015, Bauru. Gerência da Aquisição do Projeto, 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional).