Curso técnico em Alimentos realiza produção e análise sensorial de cerveja artesanal – Campus Jaguariaíva

Na data de 22 de dezembro, aconteceu no Laboratório de Alimentos a etapa de teste sensorial de cerveja artesanal desenvolvida no campus Jaguariaíva.

Após o atendimento do processo de controle de qualidade e de fermentação e maturação do produto, participaram da etapa de análise sensorial os estudantes voluntários do curso superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade e servidores do campus, considerando os seguintes aspectos: cor, aroma, sabor e avaliação geral da bebida.

A etapa de teste sensorial foi coordenada pelas professoras
Ineuza Michels Marçal (à esq.) e Danielle Cristina Barreto Honorato Ferreira (à dir.)

A primeira etapa de produção da bebida ocorreu em 24 de outubro, durante as aulas práticas do curso Técnico em Alimentos I.E.M. junto à turma do 3º ano. Na ocasião, houve a integração dos componentes curriculares de Tecnologia de Bebidas (prof.ª Danielle Ferreira), Análise de Alimentos (prof.ª Ineuza Michels) e de Língua Portuguesa (prof. Ramon Martins).

Etapa de produção da cerveja artesanal junto aos estudantes do curso Técnico em Alimentos, com a colaboração de Regius Fernando de Oliveira (à esquerda)
Turmas convidadas para acompanhamento da etapa de produção da bebida

“O objetivo desta atividade foi de oportunizar os estudos e a compreensão das etapas que envolvem o processamento de bebidas da categoria de cervejas e chopps. Com a aplicação prática dos conhecimentos de análise de controle de qualidade, o próximo passo será a elaboração de relatórios científicos a partir dos resultados obtidos na análise e teste sensorial.” – destacou a professora Danielle Ferreira.