Projeto #EscritoPorElas participa de evento no IFPR Campus Curitiba – Campus Jaguariaíva

Projeto #EscritoPorElas participa de evento no IFPR Campus Curitiba

No dia 08 de outubro, as alunas participantes do projeto #EscritoPorElas estiveram em Curitiba para o II SeCIF – Seminário de Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica.

O evento visa divulgar a produção científica – apresentação de trabalhos referentes a resultados de projetos de pesquisa, extensão e inovação, relatos de experiência e demais produções de caráter científico e tecnológico – de servidores e alunos do IFPR Campus Curitiba e demais instituições que atuam na rede de Educação do Estado do Paraná.

Na manhã de sábado as alunas foram acompanhadas pela auxiliar de biblioteca Geovana Thomás e pela orientadora e auxiliar de biblioteca Lisandra Maria Kovaliczn Nadal ao IFPR Campus Curitiba.

Na programação de abertura, ocorreu a palestra ministrada pela mestra em comunicação, Karina Pizzini, com o tema Autorresponsabilidade: comunicação, ciência e democracia. Em seguida, os participantes se dividiram em salas, onde iniciou-se as apresentações orais, em que o projeto #EscritoPorElas desenvolveu o tema Abordagem de questões de gênero e feminismos no ensino médio integrado: Um estudo a partir do projeto #EscritoPorElas. Na oportunidade, expôs-se de maneira breve as motivações, objetivos e o modo como o projeto atua no Câmpus Jaguariaíva, além de quais resultados têm trazido para a comunidade.  Foi uma oportunidade de divulgação do projeto e contou com diversas contribuições dos ouvintes presentes.

O objetivo principal do projeto é despertar o interesse pela leitura como ato político através de textos concebidos por mulheres. O projeto atua no Campus por meio de reuniões regulares na biblioteca, onde estudantes e servidores reúnem-se em uma roda de conversa para discutir um texto escrito por uma mulher e a biografia de sua respectiva autora. Assim, disseminando autoras regionais, (inter)nacionais, despertando o interesse pela leitura e promovendo a integração dos alunos e comunidade num todo.

O #EscritoPorElas, projeto de extensão do IFPR Campus Jaguariaíva, iniciou em 2019, idealizado pela auxiliar de biblioteca Lisandra Maria Kovaliczn Nadal, servidora do Campus, e contava com 2 (duas) alunas voluntárias.

Atualmente, a coordenação é realizada pela servidora e bibliotecária Kelly Cristina Alves da Silva e conta com a colaboração das seguintes estudantes:
– Ana Luiza Miranda Gruski – aluna bolsista do curso técnico em Biotecnologia I.E.M.
– Rafaelle Eduarda Crivoi – aluna voluntária do curso técnico em Alimentos I.E.M.
– Wedilly Gabrielli dos Santos Oliveira – aluna voluntária do curso técnico em Alimentos I.E.M.

O projeto recebe fomento do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Júnior (PIBEX-Jr) do IFPR.

Para mais informações, acesse o perfil do projeto no Instagram (@escritoporelas_ifpr).