Campus recebe pais e responsáveis para reunião de esclarecimento sobre a suspensão do calendário acadêmico – Campus Jaguariaíva

Notícias

Campus recebe pais e responsáveis para reunião de esclarecimento sobre a suspensão do calendário acadêmico

Publicado em

Copiado!

Na noite desta última terça-feira, dia 07, a Direção-geral do campus Jaguariaíva, juntamente com os servidores membros da base local organizadora da greve, realizou reunião com pais e responsáveis pelos estudantes dos cursos técnicos I.E.M., a fim de prestar esclarecimentos sobre a SUSPENSÃO DO CALENDÁRIO ACADÊMICO e seus desdobramentos no campus Jaguariaíva.

CONFIRA A SEGUIR, AS PRINCIPAIS DÚVIDAS LEVANTADAS E ESCLARECIDAS DURANTE O ENCONTRO:

O que significa “suspensão do calendário acadêmico”?

Com a suspensão do Calendário Acadêmico, as atividades de ensino dos campi (aulas) ficam apenas paralisadas a partir de 1º de maio.
Esclarecendo que a pausa é diferente de cancelamento, ou seja, os estudantes não irão perder o ano letivo e suas matrículas permanecem ativas na instituição.
Por lei (Lei 9394/96, a LDB), as instituições da Educação Básica e de Graduação são obrigadas a ofertar um mínimo de 200 dias letivos.
Nesse caso, quando um calendário acadêmico é suspenso, esses dias param de contar durante o período de paralisação e só retornam à sua contagem normal quando a paralisação chega ao fim.
As reposições, então, ocorrem com o número de dias restantes no calendário.
Os calendários de reposição são acordados ao final da greve entre a gestão, o sindicato e o comando do movimento grevista.

Quando a greve do IFPR vai terminar?

A greve dos técnico-administrativos em educação (TAEs) e professores é um movimento nacional, que já conta com mais de 500 universidades e institutos federais no Brasil todo.
As negociações com o governo estão em andamento, mas até que um acordo seja estabelecido não há como prever uma data certa para a greve acabar.
Lembrando que o mês de maio é o mês de revisão do orçamento (dinheiro), logo é importante um movimento forte em defesa de dinheiro para a educação também.

Sobre as reivindicações, houve algum avanço? Houve pontos atendidos pelo governo?

A última reunião do governo com os representantes dos trabalhadores da educação ocorreu no dia 19 de abril, houveram avanços em algumas demandas dos TAEs (3 de 12 itens das demandas da carreira foram contemplados) e dos professores (melhorias na carreira e acabar com uma norma que prejudica as atividades de ensino, pesquisa e extensão).
Porém o governo não indicou nenhum reajuste salarial para 2024, nem para repor a inflação.

Já existe uma data da próxima mesa de negociação com o governo?

Ainda não há data definida. Porém, a expectativa é que a próxima mesa de negociações ocorra em breve, pois nesta segunda-feira, dia 07 de maio, estiveram reunidos os ministros do governo Esther Dweck (MGI) e Camilo Santana (MEC) para discutir uma nova proposta.

O que os pais podem fazer para colaborar com o término da greve? Como a comunidade pode pressionar o governo para atender às reivindicações da greve?

A pressão da sociedade ajuda na agilidade das negociações e reforça a importância da valorização dos trabalhadores da educação junto aos deputados e senadores.
Uma das formas que já vem sendo praticada pela comunidade acadêmica de outros estados é de contato via e-mail junto aos parlamentares, por se tratarem dos representantes do povo no governo.
Segue uma sugestão de texto : CLIQUE AQUI

Como fica o repasse do auxílio do programa de assistência estudantil – PACE durante a greve?

O IFPR mantem o compromisso na continuidade do pagamento do auxílio PACE Reaproveitamento – I Edição. Lembrando que, as inscrições para o PACE II continuam com prazo de inscrições aberto. 

Qual o posicionamento da reitoria do IFPR sobre a greve?

A Reitoria reconhece a legitimidade do movimento de greve em consonância com o disposto na constituição federal e tem estabelecido diálogo entre as gestões locais, sindicato e comandos de greve e comitê de ética.
Assista ao pronunciamento do reitor Adriano pelo link: CLIQUE AQUI.

Tem algum risco do IFPR fechar em Jaguariaíva?

Não! Pelo contrário, esta greve é para que possamos garantir uma estrutura adequada para formação dos estudantes que já estão no IFPR e aumentar a oferta de cursos e turmas nos próximos anos.

Meu(minha) filho(a) vai perder o ano?

Não, pois este é um momento de pausa das atividades regulares.
Quando a greve encerrar, automaticamente o ano letivo de 2024 será retomado de onde parou.
As matrículas continuam vigentes e inclusive os estudantes podem se inscrever para atividades que estão ocorrendo agora durante a greve. Para saber mais da programação semanal acesse o perfil do Instagram: Base local de greve.

Outros momentos da reunião:

Como os estudantes têm ocupado os espaços da mobilização da greve para reivindicar pautas locais por meio do movimento estudantil.

Como a desvalorização e a falta de investimentos na Educação podem impactar na diminuição de profissionais qualificados e de precarização do tripé: ensino, pesquisa e extensão.

A sessão contou com participação expressiva da comunidade acadêmica

O Campus Jaguariaíva agradece o apoio da comunidade acadêmica pela disposição ao diálogo e de partilha de sugestões voltadas à diminuição dos ruídos de comunicação e de proposição de ações que permitam um maior envolvimento e fortalecimento dos vínculos entre pais, estudantes e escola durante este período de paralisação das aulas.

Topo