Saúde mental é foco no Setembro Amarelo – Campus Jaguariaíva

Saúde mental é foco no Setembro Amarelo

Uma série de atividades foi promovida no Campus na semana de 09 a 13 de setembro para reforçar a importância dos cuidados com a saúde mental.

Psicóloga do CAPS participou de uma roda de conversa com alunos e servidores.

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio, estimulando a discussão do tema para disseminar informações importantes à população e minimizar o preconceito que ainda existe com relação à busca por ajuda profissional.

Além de uma roda de conversa sobre prevenção ao suicídio com a psicóloga Ana Luiza Stoco, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município, alunos e servidores puderam se inscrever para uma Oficina de Meditação promovida pelas alunas Kailany Hilgert (Téc. em Biotecnologia) e Renata Ferreira (Téc. em Alimentos). A aluna Gabrielly Rodrigues (Téc. em Biotecnologia) apresentou sobre a Biblioterapia por meio de um trecho do livro ‘Extraordinário’.

Pesquisa sobre depressão na adolescência

Jovens do Projeto Pescar promoveram uma pesquisa com estudantes do Ensino Médio do IFPR e das escolas estaduais do município de Jaguariaíva/PR para verificar dados sobre a depressão na adolescência e o nível de conhecimento dos jovens sobre o assunto. A partir do resultado, foram desenvolvidas propostas de prevenção, com o apoio de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Apresentação de dados sobre depressão na adolescência ajuda na conscientização sobre o problema.

O professor Luciano Melo Oliveira, educador social do Projeto e aluno da especialização em Educação e Tecnologia do IFPR Campus Jaguariaíva, ressaltou que ainda há muita desinformação sobre o tema e que muitas pessoas não procuram ajuda profissional por receio ou preconceito.

Frases de incentivo e marcadores de página ficaram à disposição dos alunos na Biblioteca do campus