Semana Nacional do Livro e da Biblioteca: Confira as atividades que ocorreram no Campus Jaguariaíva – Campus Jaguariaíva

De 25 a 27 de outubro, aconteceu a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca do IFPR. A programação contou com formato virtual e presencial mediante palestras, mesa redonda, apresentações artísticas e atividades que envolveram a comunidade interna do Campus Jaguariaíva.

No dia 26, servidores e discentes do Campus Jaguariaíva participaram da programação virtual, a partir da mediação realizada pela auxiliar de biblioteca, Geovana Paulino Tomás, da palestra “Existência e Resistência”, ministrada pelo professor Ivan Takashi Kano e da declamação de poema de autoria de Bruna Laryssa Oliveira da Silva, estudante do 1º ano do curso técnico em Biotecnologia I.E.M.

Ler estimula a gente a intervir no mundo. Nos torna competentes para viver em sociedade e para intervir a partir das múltiplas práticas de linguagem que circulam em nossa sociedade.” – disse o professor Ivan ao dar início à sua apresentação.

O título do poema Ser Eu, Ser Poeta pode ter dois significados: a palavra Ser do verbo ser-estar. Ou Ser do substantivo sujeito, pessoa, ser místico. E nesse sentido, a intenção do meu poema é de gerar um duplo sentido, como um Easter Egg (termo utilizado para tratar de mensagem ou referência escondida em uma obra de ficção).”, explica a estudante Bruna no momento de declamação do poema de sua autoria.

No intuito de estimular o gosto pela leitura e de contribuir para o exercício da oralidade, expressividade e apropriação do pensamento criativo, na manhã do dia 27, a equipe da biblioteca organizou atividades presenciais no campus, com o envolvimento e colaboração de estudantes dos cursos técnicos em Alimentos e em Biotecnologia I.E.M. e discentes do curso superior em Gestão da Qualidade. Os presentes tiveram a oportunidade de apreciar apresentações musicais, declamação de poemas e realização de troca de livros.

Autora de textos publicados e disponibilizados na Biblioteca Municipal Central de Jaguariaíva e em jornais e obras antológicas, Rosana Alves – estudante do curso de Gestão da Qualidade do Campus Jaguariaíva -, aproveitou a oportunidade para incentivar os jovens ao universo da literatura e da composição de textos poéticos, finalizando a sua participação com indicação do portal Recanto das Letras para consulta de seus trabalhos autorais.