Semana Nacional do Livro e da Biblioteca: de 23 a 27 de outubro – Campus Jaguariaíva

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca: de 23 a 27 de outubro

Entre os dias 23 e 29 de outubro comemoramos a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Instituída pelo Decreto n° 84.631, de 09 de abril de 1980, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca tem por objetivo incentivar a leitura e a construção do conhecimento através da difusão do livro, da informação e do acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais.

Além disso, a comemoração visa divulgar a profissão do bibliotecário e estimular o uso do espaço biblioteca. Pensando nessa data, a Biblioteca do Campus Jaguariaíva preparou uma série de atividades: oficina de origami, feira de troca de livros e a divulgação da Biblioteca pelas redes sociais. Confira a seguir, tudo o que rolou na programação da semana:

23/10 – teve início a Feira de Troca de Livros, que chamou a atenção dos alunos durante a manhã! Os estudantes frequentaram o espaço biblioteca  trazendo um livro de literatura e, ao mesmo tempo em que ele visitou a feira, também pôde trocar o seu livro por outro de seu interesse, aumentando assim o seu repertório de leitura.

25/10– os alunos do curso Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio participaram da Oficina de Origami. A oficina foi ministrada pela Auxiliar de Biblioteca, Lisandra Nadal, que auxiliou os alunos a confeccionarem marcadores de página feitos com dobradura e colagem de papel. O origami é uma arte secular, de origem japonesa, que consiste em criar representações de animais e objetos por meio de dobras geométricas de papel. Personagens famosos da literatura e do cinema como Harry Potter, Capitão América, Minnie, Darth Vader e R2-D2, da franquia Star Wars, deram forma às pequenas peças de papel nas mãos dos alunos.

26/10 – a nossa Biblioteca preparou uma Estante Temática em alusão ao Halloween, que será comemorado na próxima terça-feira, dia 31 de outubro. O Halloween, conhecido no Brasil como Dia das Bruxas, é uma celebração que acontece em vários países, principalmente naqueles falantes da língua inglesa. Acredita-se que muitas das tradições do Halloween originaram-se do antigo festival celta da colheita, cujo objetivo era fazer uma homenagem aos mortos. A Estante Temática Halloween, que faz parte das atividades da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, foi decorada com figuras que remetem ao mundo sombrio, como morcegos e fantasmas, personagens característicos do Halloween, e montada com literaturas de terror e suspense que fazem parte do acervo de nossa Biblioteca.