#FiqueEmCasa: Servidores sugerem atividades
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O período de suspensão do calendário acadêmico do IFPR foi prorrogado até o dia 30 de abril como medida de controle de propagação do vírus COVID-19.
Preocupado com o bem-estar físico e mental de servidores, estudantes e comunidade, o IFPR Campus Jaguariaíva mantém-se de portões fechados, mas em busca de atividades interativas remotas para este período.
Lembramos que nenhuma das atividades será considerada como aula ou atividade avaliativa e nem poderá ser contabilizada como carga horária e dia letivo efetivado.
Interação e conhecimento
O Prof. Pedro Cataneli, de História, criou uma sala de aula virtual para discutir alguns temas de história que interessem aos estudantes de forma interativa, iniciando cada discussão com um breve vídeo elaborado pelo professor.
Fábio, técnico de laboratório e mestrando em Ciência de Alimentos, indicou um curso sobre Alimentação e Saúde, onde os interessados aprendem sobre a composição nutricional dos alimentos para comer de forma saudável.
A Prof. Danielle Nakagawa, coordenadora do Técnico de Aliemntos, e a auxiliar de biblioteca Lisandra interagem com alunos, ex-alunos e servidores por uma rede social, propondo desafios, realizando lives com servidores, perguntas e respostas, atividades manuais e dicas.
Já o Prof. Victor, de Química, disponibiliza aos alunos dos cursos técnicos em Alimentos e em Biotecnologia simulações virtuais sobre temas que fazem parte da ementa.
Eliza, professora de Artes, propôs uma ação coletiva-virtual chamada “Corpo-Ambiente: Estratégias de criação a partir do dispositivo CASA”, um convite ao encontro e a construção coletiva de processos artísticos em rede.
A Prof. Catiussa, coordenadora do Tecnólogo de Gestão da Qualidade, desenvolve uma oficina de mindfulness (atenção plena), uma técnica desenvolvida na Universidade de Massachusetts, com o intuito de diminuir os níveis de estresse, ansiedade e depressão.
COVID-19 em pauta
O Prof. Marinho, docente em Engenharia de Produção, realiza interações com os alunos sobre a geração de informações falsas ou distorcidas relacionadas com a pandemia do COVID-19. O objetivo é levar conhecimentos sobre (1) comunicação, (2) capacidade do homem para solucionar problemas e (3) personalidade.
A Prof. Tarcila, coordenadora do Técnico em Biotecnologia, indicou aos alunos um jogo virtual desenvolvido na Universidade de Washington. O jogo Foldit (Dobre-o, em tradução livre) recebeu uma atualização que permite aos jogadores tentarem descobrir uma forma de neutralizar o Covid-19.