Visita técnica aproxima o conhecimento teórico com a realidade dos arranjos produtivos locais – Campus Jaguariaíva

Notícias

Visita técnica aproxima o conhecimento teórico com a realidade dos arranjos produtivos locais

Publicado em

Copiado!
Parque Estadual do Vale do Codó – Cachoeira Lago Azul

Na manhã do dia 09 de março, servidores e estudantes do 3º ano do curso técnico em Alimentos I.E.M do Campus Jaguariaíva, participaram de visita técnica em parceria com a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente (SETMA) do município.

Acompanhados pelos servidores municipais: Rafael Pomim e Jefferson, a comunidade acadêmica iniciou a visitação pelos espaços do antigo frigorífico do Condomínio Matarazzo e concluiu o seu percurso no Parque Estadual do Vale do Codó.

Em caráter interdisciplinar, a atividade teve como objetivo propiciar aos estudantes uma maior compreensão acerca do processo de abate e de produção de suínos da antiga indústria frigorífica da cidade de Jaguariaíva, não somente pelas dimensões geográficas e históricas, mas também, pela imbricada relação com os estudos do empreendedorismo para o desenvolvimento do município, uma vez que, para a viabilização de tais atividades econômicas e industriais levou-se em consideração a localização e recursos naturais presentes na localidade.     

De acordo com a professora Danielle Cristina B. Honorato Ferreira: Com esta visita foi possível compreender como a geografia e os recursos naturais de Jaguariaíva cooperaram para a instalação das indústrias Matarazzo na cidade. Além disso, a partir das fontes históricas, entendemos como ocorriam os processos de abate e produção de suínos nessa empresa. Ainda durante a visita, houve o estudo de como os alimentos eram embalados, conservados e comercializados na época, bem como, a discussão sobre as políticas de gestão industrial e comercial da época. Os estudantes também puderam observar um dos grandes recursos naturais presentes na cidade de Jaguariaíva [recurso hídrico] e fixar o conhecimento sobre a significância dos rochedos ali presentes, bem como a sua conservação e importância para o meio ambiente. – relatou a docente.

A partir dessa saída a campo, os docentes e técnicos envolvidos: Catiussa Maiara Pazuch, Danielle Cristina B. H. Ferreira, Ineuza Michels Marçal, Michael Sarabia Batista e Thiago Luiz Calandro – darão continuidade aos estudos por meio de discussões em sala de aula.

Topo