Primeiro dia de competições dos JIFSul já tem premiações

A tarde ensolarada desta terça-feira (29), primeiro dia de competições dos JIFSul, já trouxe premiações em algumas categorias do Tênis de Mesa, do Atletismo e do Xadrez. No complexo esportivo Ney Braga, continuaram as partidas de Vôlei de Praia, Basquete e Handebol, e no ginásio Max Rosenmann os jogos de Voleibol e Futsal, que se estendem por toda a quarta-feira (30) e manhã de quinta (31).

Se em quadra os atletas davam o melhor de si, nas arquibancadas do Ginásio Max Rosenmann o clima era de torcida pelos colegas e também de concentração para as próximas partidas. O estudante Carlos Eduardo Carvalho Marques, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus São Vicente do Sul do IFFar, reforçou a importância dos primeiros jogos para o entrosamento dos times, que em muitos casos são formados por atletas de diferentes campi. “Se um atleta de outro campus é escolhido para o time, quer dizer que ele é bom, então ele consegue se adaptar ao nosso tipo de jogo”, acredita.

Situação semelhante é vivida pelo time feminino de Vôlei do IFPR, formado por atletas dos campi de Irati, Foz do Iguaçu e Assis Chateaubriand. “O que acaba nos unindo é o Vôlei e o espírito esportivo, porque por mais que a gente treine separado, sabemos que o objetivo é vir para o JIFSul e ganhar o título. Na hora que a gente se encontra, é algum detalhe, algum ajuste que tem que fazer”, explica a estudante Natália De Longhi Gurski, do Campus Irati do IFPR.

Fotografia em ambiente interno que mostra integrantes da delegação do IFPR nos JIFSul sentados em uma arquibancada de ginásio.

Multicampi: assim como outros times, a equipe feminina de Vôlei do IFPR também é formada por atletas de diferentes campi.

Mas a integração entre atletas de diferentes localidades não se dá apenas dentro de quadra. No complexo esportivo Ney Braga, o professor Juliano Boscatto, do Campus São Miguel do Oeste do IFSC, descreve a interação entre os estudantes dos seis Institutos Federais do sul do país como positiva. “É um dos poucos momentos que os estudantes têm a oportunidade de conhecer os outros IFs, de conhecer outros municípios, interagir com outros colegas”. O professor destaca o bom desempenho dos estudantes em quadra. “Estamos percebendo que, a cada edição, o nível dos atletas vem crescendo bastante. Isso se deve ao fato do fortalecimento da própria rede em questão de infraestrutura física e do apoio que a gente tem para os treinamentos e os jogos”, analisa.

Fotografia colorida em ambiente interno que mostra integrantes da delegação do IFSC nas arquibancadas de um ginásio de esportes.

Torcida: integrantes da delegação do IFSC assistem aos jogos dos colegas no Complexo Esportivo Ney Braga, na tarde desta terça-feira (29).

O estudante Wesley Victor Lohmann, do curso Técnico em Alimentos, do Campus Concórdia do IFC, participa pela primeira vez de um JIFSul. No Parque São José dos Pinhais, onde acontecem as provas de Atletismo, conquistou não apenas um, mas dois resultados positivos. Ele ficou classificado em primeiro lugar nas categorias de arremesso de peso e arremesso de disco masculino. “Treinamos bastante e consegui o resultado que eu queria”, afirma.

Fotografia colorida em ambiente externo que mostra os vencedores da prova de arremesso de peso no pódium, após a premiação. Os medalhistas trazem as medalhas junto ao peito.

Medalhistas: vencedores da prova de arremesso de peso, realizada na tarde desta terça (29), no Parque São José dos Pinhais. Esta é a primeira vez que o primeiro colocado, o estudante Wesley Victor Lohmann, participa do JIFSul.

A estudante Laura Priebe Pilon, do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Campus Bagé do IFSul, participa pela segunda vez dos JIFSul e traz na bagagem a primeira colocação nos Jogos Nacionais dos Institutos Federais (JIF) do ano passado, na categoria arremesso de peso. Nesta edição do JIFSul, ela também participa da equipe de Handebol, junto com colegas do Campus Pelotas. “É uma oportunidade de sair, conhecer nova pessoas e ter uma troca cultural. Você acaba convivendo com outras pessoas e trocando experiências, então é muito legal”, afirma.

Fotografia colorida em ambiente externo que mostra, em primeiro plano, a estudante Laura Priebe Pilon. Ao fundo, está a pista de atletismo do Parque São José dos Pinhais.

Ouro no Nacional: a estudante Laura Priebe Pilon, do Campus Bagé do IFSul, participa pela segunda vez do JIFSul. Ano passado, ela foi a primeira colocada na categoria arremesso de peso nos Jogos Nacionais dos Institutos Federais (JIF).