A abertura da oitava edição dos Jogos do IFPR (JIFPR) foi realizada na segunda-feira, dia 05 de novembro, no Ginásio de Esportes Professor Amário Vieira da Costa, em Umuarama. É a primeira vez que os Jogos contam com a participação de atletas dos 25 campi do Instituto Federal do Paraná. Por isso, um dos momentos mais significativos da cerimônia foi a entrega dos troféus de participação para os diretores ou chefes de delegação presentes no evento.
Estão competindo, entre os dias 06 e 08 de novembro, 700 atletas em oito modalidades: atletismo, futsal, vôlei, vôlei de praia, tênis de mesa, xadrez, basquete e handebol.
Para Marilisi Fischer, da Diretoria de Assuntos Estudantis da Pró-Reitoria de Ensino (Proens), que promove os Jogos do IFPR, a participação de todos os campi demonstra que efetivamente há um novo olhar para o esporte na instituição. “Há uma maior importância para a prática esportiva, o que permite que efetivamente ela aconteça nas diferentes localidades onde o IFPR está. É também um momento histórico pela representação de todas nossas unidades”.
Marilisi destaca que não se trata apenas de um evento de competição. “Os JIFPR são um espaço de congraçamento e união. É muito bom acompanhar a alegria dos estudantes. Quando eles entram com suas delegações, seu grito de guerra e músicas, quando eles vão para os diferentes espaços em que estão sendo realizados os Jogos. Isto é essencial para a formação dos estudantes, permitir que eles se relacionem, estejam próximos, o que fortalece a nossa instituição por meio do esporte”.
A cerimônia de abertura destacou a comemoração dos dez anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, assim como a história do Instituto Federal do Paraná e das oito edições do JIFPR.
A participação dos estudantes e de atletas da cidade de Umuarama também foi um diferencial na cerimônia de abertura. O hino nacional foi cantado pela estudante Emanuela Vitória dos Santos Silva, do curso técnico integrado em Informática, do Campus Umuarama. Já a entrada do fogo olímpico ficou sob responsabilidade da atleta Lorena Nascimento Crivelaro, campeã do torneio nacional de Ginástica Rítmica.
Como é tradicional, o momento de maior entusiasmo foi o desfile das delegações, cada uma com uma canção escolhida pelos estudantes atletas e seus professores.