Junho Vermelho: estudantes e servidores do IFPR estão convidados a participar – Instituto Federal do Paraná

Junho Vermelho: estudantes e servidores do IFPR estão convidados a participar

Vermelho. A cor remete ao amor e à paixão, o que tem tudo a ver com o mês de junho, em que, no Brasil, comemora-se o dia dos namorados (12/6) e também de Santo Antônio (13/6), o casamenteiro. Mas engana-se quem imagina que a campanha Junho Vermelho possa ter alguma a coisa a ver com relacionamentos amorosos. Ela refere-se, sim, a um gesto de amor, muito mais amplo e universal, porém, do que aquele que sentimos pelos nossos amados: a doação de sangue.

Nos meses mais frios do ano, o número de doações apresenta uma queda acentuada, o que acarreta na diminuição dos estoques dos bancos de sangue país afora. Assim, a campanha Junho Vermelho tem como objetivo mobilizar doadores e não-doadores, para que continuem a doar durante o inverno ou então tornem-se doadores voluntários de sangue. É, também, uma oportunidade de conscientizar toda a sociedade sobre a importância dessa ação, independentemente da época do ano.

No Instituto Federal do Paraná, a campanha Junho Vermelho será realizada entre os dias 20 de junho e 1º de julho. Nesse período, os estudantes e servidores da instituição estão convidados a desenvolver ações ligadas ao tema. Valem ações educativas e de conscientização, acadêmicas ou de lazer, em sala de aula, nos corredores do campus ou até mesmo junto à população do município em que a unidade do IFPR está instalada, além de, é claro, doações de sangue. O que importa é não deixar a campanha passar em branco.

Além de desenvolverem as ações, os estudantes e servidores também são convidados a registrá-las. As informações podem ser encaminhadas ao representante da Comunicação de sua unidade (confira aqui a lista de e-mails) até o dia 4 de julho – e caso a atividade tenha sido desenvolvida antes do dia 20, mas ainda no mês de junho, pode ser enviada também!

Os participantes da campanha também podem divulgar suas ações individuais ou coletivas nas redes sociais, utilizando a hashtag #JunhoVermelho e #JunhoVermelhonoIFPR.

Como e onde doar?

Se você quer ser um doador de sangue, o primeiro passo é apresentar-se em um banco de sangue, portando documento oficial de identificação com foto. Além disso, é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos e pesar, no mínimo, 50 kg. Para realizar a doação, é preciso que o doador esteja bem alimentado, tenha evitado a ingestão de comidas gordurosas até 4 horas antes da doação e de bebidas alcoolicas até 12 horas antes. Menores de idade devem ter autorização e estar acompanhados dos responsáveis.

Na capital do Paraná, os principais estabelecimentos que recebem doações são: o Biobanco do Hospital de Clínicas, o Centro do Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), o Hemobanco, o Hospital Herasto Gaertner, o Hospital Nossa Senhora das Graças e a Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. Os endereços e contatos dessas instituições estão listados ao final desta matéria.

O Hemepar, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), possui ainda outras 21 unidades no interior do Estado. Nas cidades de Londrina e Cascavel, as coletas são realizadas nos Hemocentros Regionais, de segunda a sexta-feira. Nas cidades de Foz do Iguaçu, Paranavaí e Umuarama, as coletas são feitas nos Hemonúcleos, nos mesmos dias. Também é possível fazer doações nas Unidades de Coleta e Transfusão nas cidades de Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Paranaguá, Telêmaco Borba e União da Vitória. Nesses municípios, há dias e horários específicos da coleta, que podem ser verificadas na página do Hemepar.

Você também pode buscar informações sobre os bancos de sangue atuantes na sua região junto à Secretaria de Saúde do seu município.

Cartilha

O Hemepar disponibiliza uma cartilha com outras informações aos possíveis doadores e àqueles que já têm por hábito fazer a doação de sangue. Confira!

Em Curitiba:

Biobanco do Hospital de Clínicas