Campus Telêmaco Borba recebe visita de representantes da Klabin e do BNDES – Instituto Federal do Paraná

Campus Telêmaco Borba recebe visita de representantes da Klabin e do BNDES

Representantes da Klabin e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social visitaram o Campus Telêmaco Borba do IFPR, no dia 1º de dezembro, para conhecer as instalações do Laboratório de Instrumentos Musicais da unidade. O local serve às atividades do projeto de extensão na área de lutheria desenvolvido pelo campus. A doação do maquinário que compõe o laboratório foi realizada pela Klabin, por meio de recursos disponibilizados pelo BNDES para investimentos na área social da região de atuação da empresa.

Os representantes do BNDES Leonardo Brandão, Marcia Altieri e Marcelo Tavares e a representante da Klabin Aline Yukari Tozaki foram recebidos pela Diretora-Geral do campus, Karina Mello Bonilaure. “A doação é resultado de um convênio entre o IFPR e a Klabin, que visa à promoção da cultura, a qualificação profissional e o desenvolvimento regional”, explica a diretora.

Além da Klabin, o projeto de extensão também recebe apoio financeiro e material da Unicultura, organização não-governamental que busca fomentar projetos culturais, desportivos e socioambientais e que possui convênio com o IFPR.

Luthiers no interior do Estado

O Laboratório de Instrumentos Musicais atende ao Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Confecção de Instrumentos Musicais. A primeira turma teve início em 2014, e a previsão é de que 50 novas vagas sejam ofertadas no próximo ano. O curso é destinado à comunidade de Telêmaco Borba e região e se destaca pelo impacto social positivo junto a população. “É um curso de formação inicial e continuada que tem como exigência mínima o Ensino Fundamental. Caracteriza-se por promover a inclusão de pessoas com baixa escolaridade e que estejam desempregadas, que têm aqui a oportunidade de aprender uma nova profissão. Além disso, buscamos dar formação musical aos estudantes. São essas possibilidades que encantam todos que conhecem o projeto”, afirma Karina.

As aulas são ministradas por professores do campus e por um luthier de Curitiba, que se desloca semanalmente para Telêmaco Borba. Despesas com materiais de consumo e com o profissional são custeadas por meio dos recursos disponibilizados pelas instituições que apoiam o projeto.

O curso é coordenado pelo professor Rafael Augusto Michelato. As atividades tiveram início em 2010, com a pesquisa sobre a possibilidade de utilizar a madeira disponível na região – proveniente do eucalipto cultivado pela Klabin – na produção de instrumentos musicais.]]>