Lançada Pedra Fundamental do Novo Campus Curitiba – Instituto Federal do Paraná

Lançada Pedra Fundamental do Novo Campus Curitiba

Na última quarta-feira (16) o Reitor do IFPR, Alipio Leal, o Diretor do Campus Curitiba, Luiz Gonzaga Alves de Araújo e o  secretário municipal de Administração, José Richa Filho, participaram do lançamento da Pedra Fundamental do Complexo Tecnológico Governador José Richa, novo campus do Instituto Federal do Paraná . O espaço funcionará na área onde ficava a Associação dos Meninos de Curitiba (Assoma), no bairro Guabirotuba. O terreno foi cedido pela Prefeitura ao IFPR por 20 anos, em regime de comodato.

José Richa Filho falou em nome da família e agradeceu a homenagem ao seu pai, o ex-governador do Paraná José Richa. “Quem pôde conviver com meu pai sabe que ele era uma pessoa meiga e simples e que trabalhou com dignidade nos momentos mais ricos da história do Brasil, como na campanha das eleições Diretas Já”, disse Richa Filho. Ele também ressaltou a importância da construção do novo campus da região do Tecnoparque, o parque tecnológico de Curitiba, lançado para ampliar e incentivar a instalação de empresas de alta tecnologia na cidade. “Precisamos de formação técnica para essa região e o novo campus atenderá essa demanda”.

Ainda nessa semana será lançado o edital para a reforma e a adequação do primeiro bloco do campus, que deverá começar a funcionar no início do ano letivo de 2010 para os novos 825 alunos aprovados no teste seletivo da instituição. A expectativa do reitor do reitor Alipio Leal é que o novo campus tenha dez mil alunos até o ano de 2014.

“Essa doação da Prefeitura vai proporcionar a oportunidade de desocupar a instalação antiga, no Jardim das Américas, e atender nossos alunos com qualidade ainda maior”, disse Leal. “Além disso, homenageamos com o campus um político que foi exemplo para todos nós que ocupamos funções públicas. Temos na família Richa vários exemplos de dignidade e de dedicação ao próximo”.
O terreno do Complexo Tecnológico José Richa tem 18.600 metros quadrados. O novo espaço atenderá os 21 cursos profissionalizantes de nível médio, graduação e pós graduação. No prédio principal será instalado o Museu Caminhos do Uberaba, que irá resgatar a história da região.

A solenidade do lançamento da pedra fundamental contou ainda com a presença dos vereadores Felipe Braga Cortes e Serginho do Posto e do secretário de Governo, Rui Hara.

(Colaboração: Prefeitura Municipal de Curitiba)