Curso Técnico em Enfermagem realiza Cerimônia de Passagem da Lâmpada – Campus Londrina

Curso Técnico em Enfermagem realiza Cerimônia de Passagem da Lâmpada

No Dia da Enfermagem, comemorado em 12 de maio, o curso Técnico em Enfermagem – Turma 2022, realizou a Cerimônia de Passagem da Lâmpada.

A lâmpada foi adotada como símbolo da enfermagem em referência a Florence Nightingale, que durante a Guerra da Criméia (1853-1856) trabalhou como voluntária na assistência aos feridos, lançando a base para a profissão do enfermeiro mais tarde.
Durante a noite, Florence Nightingale visitava os feridos levando uma lanterna de campanha. O efeito da luz, além de possibilitar a atenta observação, aplacava a dor e solidão dos feridos, animando-os na luta contínua pela vida. Por essas rondas noturnas, Florence ficou conhecida como a Dama da Lâmpada.

Na Cerimônia da Lâmpada, uma tradição em escolas de enfermagem, os estudantes que estão concluindo o curso e vão sair para o mercado de trabalho entregam uma lâmpada para os estudantes que vão ingressar no último ano,  como uma forma de lembrar a precursora da profissão e manter acessos os compromissos assumidos durante os anos de formação.

A cerimônia contou com a presença dos alunos e seus familiares, além do corpo docente do curso e da equipe diretiva de Ensino do Campus Londrina.

Numa surpresa, a aluna egressa Alessandra Tozzo visitou a cerimônia trajada de Florence Nightingale o que emocionou a todos os presentes e ao final uma belíssima interpretação pela aluna Nicolly Vitóra Pereira da música “A começar em mim” foi assistida por docentes, amigos e familiares que preencheram todo o auditório.

Confira fotos do evento:

Corpo Docente e Equipe de Ensino
Aluna representando a cerimônia trajada de Florence Nightingale
A Lâmpada representa a luz no caminho dos profissionais da área
Corpo Discente do curso Técnico em Enfermagem