Estudantes do Campus são selecionados para participação em programa internacional – Campus Londrina

Análise de Sistemas

Programa Internacional – Seeds For The Future (imagem mostra presentes ganhos pelos estudantes).

Foi preciso passar por algumas fases seletivas para a participação no programa de intercâmbio cultural e profissional Seeds for the future, promovido pela Huawei ICT Academy. Os estudantes do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do  IFPR – Campus Londrina, Jucenir Serafim, Eduardo Buchhorn e Nesser Andrade, estimulados pelo professor Augusto Luengo Pereira Nunes, concorreram com vários estudantes de graduação em tecnologia e foram selecionados para juntarem-se aos 80 brasileiros e aos demais 4 mil jovens de 103 países.

Sobre o Programa Seeds For The Future

O evento de caráter internacional ocorreu entre 22 e 29 de setembro de 2021, oportunizando a imersão de jovens na história e no desenvolvimento da tecnologia, a partir de trocas de conhecimento e capacitação em novas tecnologias digitais, como Cloud, loT, Inteligência Artificial e 5G. O programa, além do caráter cultural, motiva a reflexão em estratégias de liderança, profissionalismo e impulsiona a transformação digital.

Desde a edição de 2020, o Seeds for the future tem sido realizado de forma virtual devido à pandemia. A expectativa é que para os próximos anos seja possível realizar a programação presencialmente, incluindo viagens para a sede da Huawei, na China.

Palavras dos Estudantes

Segundo Jucenir Serafim, a oportunidade propiciou conhecer a cultura chinesa e as tecnologias emergentes por meio de palestras e experiências em equipe. Jucenir destacou o trabalho em grupo, pois precisaram transformar, em curto prazo, uma ideia em um projeto, estimulando a tomada de decisões e o aprimoramento da equipe.

Eduardo Buchhorn surpreendeu-se com a descontração dos palestrantes, líderes chineses e brasileiros, sentindo-se muito bem recepcionado. Eduardo mencionou a importância da fluência em língua inglesa para a participação no programa e sentiu-se motivado: “gostaria de agradecer à Huawei e ao IFPR pela oportunidade de participar desse programa incrível e enriquecedor. Foi uma experiência grandiosa e de muito aprendizado! O Huawei Seeds for the future é um evento que só tem a acrescentar, tanto no profissional quanto no acadêmico”.

Para Nesser Andrade, o trabalho em equipe foi fundamental, pois oportunizou novos contatos e estimulou a capacidade de cooperação, beneficiando novos conhecimentos e valiosas experiências. Nesser ressaltou os cursos do IlearningX, plataforma disponibilizada para que continuem desfrutando do acesso aos cursos.

Os três estudantes apontaram a satisfação por participarem do programa e admiraram-se com os presentes recebidos da Huawei (relógio inteligente, copo térmico, mochila e bloco de anotações).

O IFPR parabeniza Jucenir, Eduardo e Nesser e acredita que a experiência agrega muitas vantagens à instituição e aos demais estudantes.