Estudantes e servidores do Campus participam da Semana da Educação da UEL
Publicado em
Entre os dias 11 e 14 de novembro, alunos e servidores do Campus participaram da XVIII Semana da Educação (SEDU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Com o tema “Contextos Educacionais: formação, linguagens e desafios”, o evento teve como objetivo ressaltar diferentes visões, questionamentos e propostas sobre o tema, propiciando o diálogo e a reflexão sobre os processos formativos, as linguagens e os desafios que permeiam os diversos contextos educacionais.
Dentre as participações que se destacaram, estão as apresentações de trabalhos e um minicurso promovido pelo Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Humanas do IFPR – Campus Londrina (CEPECH) intitulado “Do meme ao esclarecimento: relações e disputas de poder no ciberespaço”, realizado no dia 13 de novembro.
O minicurso foi ministrado pelos professores Reinaldo Nishikawa, Rogério Martins Marlier, Lawrence Mayer, Max Alexandre e Gonçalo José Machado e tratou de discutir o compartilhamento de informações, as relações e disputas de poder por meio de memes e apresentar recursos para a elaboração e difusão de memes enquanto recursos didáticos por meio de smarthphones e redes sociais.
Confira a lista dos trabalhos apresentados envolvendo alunos e professores do Campus:
- APLICABILIDADE DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE PREPARO E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autores: Rosana Cláudia de Assunção, Simone Roecker, Gabrielle Jacklin Eler e Cesar Junior Aparecido de Carvalho (professores do IFPR);
- APLICAÇÕES GERAIS DE BIOESTATÍSTICA: ATIVIDADES DE PRÁTICAS LABORATORIAIS E DE CAMPO REALIZADAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICA. Autores: Eliane Lopes da Silva, Lucas Rosa Vietro, Erica de Souza Vianda e Keila Padilha de Oliveira Camargo de Lima (alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas);
- CANAL CUIDAR EM ENFERMAGEM IFPR: O USO DE VÍDEOS COMO APOIO AO ENSINO DE PRÁTICAS DE ENFERMAGEM. Autores: Gabrielle Jacklin Eler, Rosana Cláudia de Assunção, Cesar Junior Aparecido de Carvalho e Simone Roecker (professores do IFPR);
- ESTRATÉGIAS PARA SEGURANÇA DO PACIENTE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO CONTINUADA NO CENTRO CIRÚRGICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Autores: Cesar Junior Aparecido de Carvalho e Rosana Claudia de Assunção (professores do IFPR);
- ENSINO DA ANATOMIA HUMANA E INCLUSÃO: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Autores: Suelen Priscila Ferreira Alves (egressa do curso Técnico em Massoterapia), Juliana Gomes Fernandes, Ana Carolina de Athayde Raymundi Braz e Adriane de Lima Cardeal (professores do IFPR);
- O USO DA METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE OSTOMIAS, AOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM. Autores: Rosana Claudia de Assunção, Cesar Junior Aparecido de Carvalho, Gabrielle Jacklin Eler e Simone Roecker (professores do IFPR);
- OFICINA DE PAPEL – SEMENTE: PROMOVENDO EDUCAÇÃO EM DIFERENTES ESPAÇOS. Autores: Micheline Lemos Nery e Josiane Portero Yafushi (alunas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas);
- OS INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E A PRÁTICA DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES DA LINGUAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA. Autores: Mariana Vaitiekunas Pizarro, Karen Alves de Andrade (professoras do IFPR) e Carolina Vaitiekunas Pizarro;
- PAINEL REALÍSTICO DE APARATOS PARA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS E COLETA DE EXAMES LABORATORIAIS: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA. Autores: Gabrielle Jacklin Eler, Rosana Cláudia de Assunção, Cesar Junior Aparecido de Carvalho e Gabriela Machado Ezaias Paulino (professores do IFPR);
- RELATO DE EXPERIÊNCIA: TEATRO E BULLYING NA ESCOLA. Autores: Marlene Aparecida Ferrarini-Bigareli, Juliana Camargo Matta (professoras do IFPR) e Lívia Maria Fontolan Paduan da Silva (aluna da Licenciatura em Ciências Biológicas).