Estrutura de Atendimento – Instituto Federal do Paraná

Estrutura de Atendimento

Última atualização:

Copiado!

Cnapne – Coordenadoria dos Núcleos de Atendimento à Pessoas com Necessidades Específicas no Campus

A Cnapne é um apoio do estudante com necessidades específicas dentro dos campi do IFPR, esta coordenadoria estará sempre cuidando dos interesses desse estudante e caminhará com ele durante todo o tempo que estiver na instituição.

Fazem parte de sua missão conduzir ações que resultem em práticas inclusivas e mudança de comportamentos, gerando relações saudáveis entre toda a comunidade escolar, independente das características de cada um.

Também se empenha em tornar acolhedor cada espaço da instituição, assegurando que a “voz” das pessoas com necessidades específicas tenham igual peso a de qualquer outro estudante e em respeito às diferenças promove facilidade de acesso aos ambientes, as informações e ao conhecimento teórico e prático.

A Cnapne trabalha em parceria com os professores e demais profissionais para melhorar o desempenho escolar destes estudantes.

Saiba mais

Conapne – Coordenadoria Geral de Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas na Reitoria

Se as Cnapnes possuem um papel de apoio direto ao estudante, a Conapne dá o suporte que as Cnapnes precisam e é responsável por acompanhar, dar apoio, ajudar com as dificuldades, orientar e unir todas as Cnapnes dos campi do IFPR.

Ela busca encontrar formas de melhorar a inclusão e ajustar o desequilíbrio que as características individuais geram, isso por meio de proposta de ações e iniciativas que facilitem o ensino e aprendizagem e a inclusão no instituto. Tais iniciativas são articuladas em parceria com as Cnapnes e aplicadas de acordo com a realidade local.

A Conapne propõe que tais ajustes fazem parte dos regulamentos que objetivam organizar a educação inclusiva nos campi, ou seja, que façam parte das políticas que regem essa modalidade de educação.

O setor usa as informações sobre o perfil dos estudantes e o histórico das abordagens utilizadas com os estudantes para o planejamento de melhorias nas estratégias de ensino e aprendizagem, assim elaborar alternativas para melhorar o desempenho escolar e evitar o abandono escolar ou repetência.

Para que todas essas ações sejam conhecidas pelo seu público alvo, a Conapne organiza e mantém atualizada a página CONAPNE/PROENS no site do IFPR.

Saiba mais

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.