Ciência, Tecnologia e Sociedade

Ciência, Tecnologia e Sociedade

Atualizado em

Mestrado Acadêmico

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS IFPR)  tem o foco na formação interdisciplinar de profissionais e pesquisadores na área de concentração multidisciplinar integrando Ciências Sociais e Humanidades, Engenharia, Tecnologia e Gestão. O Mestrado tem como base epistemológica o enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Linhas de Pesquisa

Linha 1 – Sociedade, Ambiente e Educação

A linha abarca a educação em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.  Pesquisa, a partir das ciências humanas e naturais, os nexos entre ecossistemas, tecnociência, atividades e saberes tradicionais.  Estuda os impactos socioambientais das tecnologias e suas inovações. Investiga e fomenta metodologias de articulação da academia com a comunidade objetivando o incremento de arranjos produtivos, institucionais e educacionais. Desenvolve pesquisas voltadas para os sistemas, mecanismos e canais de acompanhamento, avaliação, e controle de políticas públicas socioambientais. Promove o desenvolvimento socioambiental, atuando nos seguintes eixos: a) questões de in/justiça socioambiental, gestão e tecnologias vinculadas ao desenvolvimento de regiões litorâneas; b) pesquisa de metodologias de ensino, currículo e avaliação da educação com ênfase na formação profissional e tecnológica; c) aprimoramento de profissionais da educação na área de CTS.

Linha 2 – Desenvolvimento tecnológico, Ciência e Inovação.

Esta linha de pesquisa aborda de forma interdisciplinar as interfaces entre Ciências, Tecnologias e/ou Ensino.  Promove a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias e métodos que atendam os arranjos produtivos. Trabalha com metodologias teórico-analíticas, empíricas e numéricas. As pesquisas e tecnologias dizem respeito a: a) produtos e processos; b) ensaios de materiais; c) desenvolvimento de softwares e metodologias para aplicação na indústria e/ou no ensino; d) desenvolvimento de produtos educacionais para Educação Básica, tais como, novos materiais para o ensino, produções técnico/científicas, sequências didáticas, estudos de caso, entre outros, sob a luz da Tecnologia Educacional; e) desenvolvimento de tecnologias sócio-ambientais.

Coordenador

Prof. Dr. Mateus das Neves Gomes | 

Coordenador Adjunto

Prof. Dr. Sidney Reinaldo da Silva |

Campi que ofertam o curso

Campus Paranaguá]]>