Ministério da Educação divulga o cronograma do ENEM 2024 – Instituto Federal do Paraná

ENEM

Ministério da Educação divulga o cronograma do ENEM 2024

O Ministério da Educação (MEC) publicou, na última segunda-feira (13), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024. O documento traz as principais diretrizes e informações da prova, além dos prazos de inscrição e as datas de realização do Exame.

O ENEM é uma das principais ferramentas de entrada para o Ensino Superior no Brasil, sendo utilizado por diversas instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser um requisito obrigatório para a participação em programas governamentais de auxílio estudantil como o Sisu, Prouni e o Fies.

Neste ano, o período de inscrições começará no dia 27 de maio e se encerrará no dia 7 de junho. Além disso, o prazo para o pagamento da taxa de R$85,00 para aqueles que não solicitaram a isenção se estenderá até o dia 12 de junho. Somente após a realização do pagamento ou da aprovação da solicitação de isenção, a inscrição do estudante será confirmada.

A aplicação da prova, como nos anos anteriores, ocorrerá em dois domingos. No primeiro dia, 3 de novembro, serão realizadas as provas de Linguagens, sendo 40 questões de língua portuguesa e cinco de língua estrangeira (inglês ou espanhol), e de Ciências Humanas, com 45 questões, além da redação. Já no segundo dia  de exame, 10 de novembro, os participantes realizarão a prova com 45  questões de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza.

Para mais informações, confira o edital do Exame Nacional do Ensino Médio clicando no LINK.