SETEC realiza reunião com ofertantes e demandantes dos cursos do Pronatec no IFPR – Instituto Federal do Paraná

Nesta terça-feira (16), o Auditório da Reitoria do IFPR sediou a reunião promovida pelo Ministério da Educação (MEC) com os representantes das instituições demandantes e ofertantes dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). No caso dos demandantes, estiveram representadas entidades estaduais e municipais dos municípios de Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Ponta Grossa e Telêmaco Borba. No Paraná, os cursos são oferecidos pelo IFPR, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (SENAC), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

A reunião foi aberta pelo Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação do IFPR, professor Silvestre Labiack, que destacou os esforços realizados pela instituição para a efetiva implementação do programa. “Aqui no IFPR, são mais de 300 pessoas trabalhando diretamente com o Pronatec. Uma diretoria foi criada pela Reitoria especificamente para coordenar as ações do programa na instituição”. O professor reforçou, no entanto, que alguns desafios ainda precisam ser vencidos pelas instituições demandantes e ofertantes, para o pleno funcionamento do programa. “O que precisamos, agora, é encontrar a linguagem certa para que possamos atingir a parcela da sociedade para qual os cursos de qualificação do Pronatec se destinam”.

O encontro teve como objetivo estimular a integração entre ofertantes e demandantes, além de promover um debate acerca das estratégias que podem ser implementadas para que o programa atinja as metas de matrículas planejadas para 2012. “Cumprimos a meta anual de matrículas da Bolsa Formação Estudante. Falta, agora, atingir a meta da Bolsa de Formação Trabalhador, que pretende beneficiar 140 mil trabalhadores ainda neste ano” explica a Técnica em Assuntos Educacionais da Coordenação de Monitoramento e Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnologica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), Valéria Nunes. A representante do MEC enalteceu, ainda, o trabalho realizado pelas instituições paranaenses no desenvolvimento das atividades do Pronatec. “O Paraná demonstrou comprometimento e eficiência na gestão do programa, solucionando problemas de recursos humanos e de gestão de forma coletiva. Além disso, apresenta ótimos resultados quando comparamos o número de estudantes matriculados e concluintes de uma mesma turma”, revela.

Na página do IFPR no Facebook, estão disponíveis imagens do evento.