Módulo de Ensino do Suap será utilizado por toda a comunidade do IFPR já no próximo ano letivo – Instituto Federal do Paraná

Sistemas Institucionais

A matrícula de novos estudantes e todas as demais ações de gestão pedagógica do IFPR serão realizadas por meio do Módulo de Ensino do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), já a partir do início do ano letivo de 2024.

Desenvolvido pelo IFRN, o Suap é o sistema de gestão acadêmica e administrativa utilizado por diversas instituições de ensino brasileiras e já está em pleno funcionamento no IFPR.

Se ainda não leu, veja como utilizar as principais funcionalidades do sistema nesta matéria:

Módulo de Ensino

O avanço no que diz respeito à implantação do Módulo de Ensino está sendo viabilizado a partir do trabalho desenvolvido nas últimas semanas pela Pró-Reitoria de Ensino (Proens) e pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI/Proplan), que, em parceria com o IFRN (instituição desenvolvedora do sistema) estão calibrando as configurações e viabilizando a ampliação de funcionalidades do Sistema para que ele se adeque às especificidades do IFPR.

Pelo Módulo de Ensino do Suap, será possível realizar um conjunto de funções relacionadas à organização do trabalho das equipes de ensino, dos professores, bem como, da vida acadêmica dos estudantes.

Por “dentro” do Suap: no menu da esquerda é possível visualizar algumas das funcionalidades que estarão disponíveis, em breve, no Módulo de Ensino do Sistema.

Estágio de implantação

Neste mês de maio de 2023, a Proens está realizando o cadastramento de cursos no sistema, o gerenciamento dos grupos, permissões de acesso e realizando os testes necessários.

A importação dos dados dos atuais estudantes já está em curso e será realizada ainda neste ano. Este trabalho está sendo realizado em parceria com a equipe do IFRN. Com isso, todos os estudantes do IFPR estarão cadastrados e utilizando o novo Sistema no início do próximo ano.

Avaliação por conceito

Para se alinhar aos princípios pedagógicos do IFPR e às normativas institucionais, a Proens e DTIC/Proplan, desenvolveram, em conjunto com o IFRN, um projeto para o desenvolvimento de duas funcionalidades adicionais: o registro de avaliação com o uso exclusivo de conceitos, em conformidade com a Resolução IFPR n. 50/2017, e a possibilidade de oferta dos cursos organizados de forma trimestral, em concordância com o artigo 23 da LDB 9394/1996.

Assim que finalizadas e validadas, essas funcionalidades serão disponibilizadas para todas as demais instituições que utilizam o Suap – esta é, inclusive, uma das vantagens do sistema, pois, por ser concebido por um instituto federal, todas as atualizações e melhorias são compartilhadas com as demais instituições que o utilizam.

Capacitação

Em breve, a Proens enviará aos campi um cronograma de apresentação e capacitação dos diferentes setores que utilizarão o módulo ensino.

Outras informações sobre a implantação do Suap no IFPR podem ser obtidas junto à Proens pelo email
proens@ifpr.edu.br