Muitos sonhos, um caminho – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Muitos sonhos, um caminho

Publicado em

Copiado!

Mudança de área de atuação, qualificação profissional ou o simples gosto por aprender. Estas são algumas das motivações que levam um candidato a buscar um curso técnico ou superior no IFPR. No último domingo (16), mais de oito mil pessoas se submeteram às provas que são uma das portas de entrada para a educação pública e de qualidade, em 14 cidades do Estado.

A movimentação começou cedo, por volta das 12h, no Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR, um dos locais de prova na cidade de Curitiba. O endereço foi o segundo maior em todo o Estado, concentrando mais de 1,8 mil candidatos. Os portões e portas que davam acesso ao local das provas foram fechados pontualmente às 13h 45, conforme previsto no Edital 06/2012, que rege o processo seletivo. O documento, no entanto, não parece ter sido lido por todos, já que alguns candidatos não conseguiram ingressar no prédio por chegar após o horário.

Outros, preferiram ignoram o aviso de chegar com antecedência no local de provas, e tiveram que se apressar para não ficar para fora do prédio. O candidato Paulo Francisco Pereira, de 33 anos, foi um desses que chegou, literalmente, correndo, só que por um motivo diferente. Desavisado, procurou o Centro Politécnico da UFPR, o outro local de provas em Curitiba. Graças à antecedência de algumas dezenas de minutos e ao preparo físico – ele é praticante de corrida, conseguiu chegar no local de provas correto, segundo antes dos portões fecharem. O candidato, que já é formado em Filosofia e trabalha como Guarda Municipal, conclui neste mês o curso Técnico em Enfermagem, também no IFPR. Agora ele presta a prova para o curso Técnico em Processos Fotográficos e diz que o esforço físico valeu a pena. “Eu estou tentando este novo curso técnico porque gosto de adquirir novos conhecimentos”, afirma.

Outra estudante de um curso do IFPR, a candidata Rosimeire Cardoso, de 39 anos, prestou a prova para o curso Técnico em Massoterapia. Ela é aluna do Curso de Formação Inicial e Continuada de Massagista, oferecido pelo IFPR por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O curso técnico vai ser uma oportunidade de voltar ao mercado de trabalho, em outra área de atuação. “Gostei muito do curso de Massagista e quero continuar a trabalhar na área, por isso me inscrevi no curso Técnico em Massoterapia”, revela.

A prova foi composta por 40 questões objetivas das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia e Redação – para os candidatos aos cursos técnicos integrados e concomitantes – e de 40 questões objetivas das áreas de conhecimentos das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa e Língua Inglesa ou Língua Espanhola); Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (Matemática, Física, Química e Biologia); Ciências Humanas e suas Tecnologias (História e Geografia) e uma Redação, para os candidatos aos cursos técnicos subsequentes e superiores. Para o candidato Eduardo Caberlon, de 21 anos, a prova estava bastante acessível. Ele tenta uma vaga para o curso superior de Tecnologia em Gestão Pública. “Eu optei pelo IFPR porque é uma instituição pública, gratuita e pelas boas referências que tem”, afirma.

A candidata Thaynã Gomes, de 19 anos, busca aprimoramento profissional no curso Técnico em Secretariado. Ela, que já trabalha na empresa da família, buscou o IFPR baseada na experiência de amigos e conhecidos. “Conheço pessoas que já cursaram outros cursos, como o Técnico em Administração, e tenho ótimas referências”.

Os gabaritos provisórios já foram publicados na página do Processo Seletivo 2013. Recursos às questões serão aceitos até o dia 19, às 22h, por meio de formulário próprio entregue nas secretarias acadêmicas dos câmpus do IFPR. O resultado será publicado até o dia 18 de janeiro de 2013.

Topo