NOTA IFPR – Instituto Federal do Paraná

Notícias

NOTA IFPR

Publicado em

Copiado!

O Instituto Federal do Paraná, diante da crise política e econômica instaurada no país e de suas repercussões à sociedade brasileira, reitera posição em favor do Estado Democrático de Direito e o reconhecimento do preceito fundamental do voto, no respeito à participação cidadã e manifestação legítima da vontade de seus eleitores.

A recente história desta instituição no cenário nacional é resultado de muitos esforços da sociedade paranaense, em que nos últimos anos expandiu e interiorizou-se para 25 campi, 25 polos de EaD e 1 centro de referência em várias regiões do estado. Na atualidade, oportuniza a matrícula de mais de 25 mil alunos em diferentes modalidades e níveis de ensino de educação profissional e tecnológica de qualidade, pública e gratuita, com política pautada na inclusão. São 1.865 vagas a servidores concursados em seus quadros, profissionais terceirizados e ações institucionais de excelência integradas ao ensino, pesquisa, inovação e extensão em suas unidades – tal a dimensão dessa política pública.

O IFPR comunga dos princípios educacionais históricos de luta e conquista dos brasileiros para a consolidação de uma educação pública de qualidade inserida em sua missão institucional, nas realidades locais e regionais, brasileira e paranaense. A manutenção e fortalecimento de uma política nacional que tornou os Institutos Federais referência de educação básica e superior em mais de 560 cidades brasileiras merece nosso respeito e apoio por integrar-se a um projeto republicano de nação concebido histórica e democraticamente, na luta e conquista dos atores sociais que o construíram, tendo a educação por base e prioridade da formação cultural de um povo e do desenvolvimento do país.

Prof. Dr. Ezequiel Westphal
Reitor Pro tempore Substituto

Topo