Paipe 2023: retificação ao edital altera critérios para participação de coordenadores – Instituto Federal do Paraná

Ensino

Foi publicada nesta segunda-feira (27) nova retificação ao edital do Programa de Apoio à Implementação de Projetos de Ensino (PAIPE) para o ano de 2023.

A retificação altera a redação dos critérios para a participação de coordenador do projeto (itens 4.2 e 4.3 do edital nº 13 de 10 de fevereiro).

O que mudou

Onde se lê:

4.2 – – – – – – –

Parágrafo único. O/A coordenador/a do projeto deverá, respeitando os prazos indicados no Edital interno do campus, criar um processo de tipo “Programa de Apoio à Implementação de Projetos de Ensino – PAIPE”, utilizar os Documentos Modelos indicados no item 4.13, e enviar à unidade determinada pela DG, conforme item 5.1 deste Edital.

Leia-se:

4.2 – – – – – – –

Parágrafo único. O/A coordenador/a do projeto deverá, respeitando os prazos indicados no Edital interno do campus, criar um processo de tipo “Ensino: Projeto de Ensino”, utilizar os Documentos Modelos indicados no item 4.14, e enviar à unidade determinada pela DG, conforme item 5.1 deste Edital.

Onde se lê:

4.3 – – – – – – –

4.3.1. – – – – – – –

4.3.2. O/A servidor/a que coordenou projeto de ensino em 2022, que não encaminhou o Relatório Final do projeto dentro do prazo estabelecido ou teve o Relatório Final reprovado, não estará apto/a a participar deste Edital.

Leia-se:

4.3 – – – – – – –

4.3.1. – – – – – – –

4.3.2. A participação do/a servidor/a, que coordenou projeto de ensino em 2022, na Edição de 2023, está condicionada à inexistência de pendências junto à CAPE do campus, até a data prevista para a submissão do projeto.

Inscrições

O prazo para inscrições de projetos de Ensino varia de acordo com critérios estabelecidos por cada campus – propostas podem ser submetidas pelo docente que será o coordenador da ação e avaliadas localmente, por comissões instituídas pelos campi.

Projetos de Ensino

Os projetos de ensino são atividades de complementação ou suplementação curricular, relacionados aos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). São desenvolvidos em momentos distintos daqueles destinados à carga horária regular dos componentes ou unidades curriculares, e visam ao desenvolvimento educacional por meio de reflexão, ação, inovação e integração de conhecimentos às necessidades dos processos de ensino-aprendizagem.

O Paipe vai contemplar até 100 propostas em todo o IFPR para o recebimento de bolsas mensais de R$ 400, a serem destinadas aos estudantes-bolsistas, além de recursos para financiamento do projeto no valor de R$ 2260 para os projetos classificados em primeiro lugar em cada campus.

Os projetos de ensino devem ter início até o dia 15 de março.