Professor francês ministra aulas no Campus Palmas – Campus Palmas

Professor francês ministra aulas no Campus Palmas

Neste mês de abril o Campus Palmas recebeu o professor francês Thomas de Fornel. Em intercâmbio internacional, ele permanece em Palmas durante os meses de abril e maio. Depois, retorna a Curitiba, onde estão centralizadas as ações de seu intercâmbio.
No período em que estará no campus, ministrará cursos de língua francesa em parceria com o Celif – Centro de Línguas do IFPR Campus Palmas. A primeira aula aconteceu com o Ensino Médio, no dia 11 de abril. Posteriormente, lecionará conforme o edital do Celif divulgado no site do Campus Palmas.
Leia, abaixo, uma entrevista que a equipe de comunicação do campus fez com o professor estrangeiro.

Conte um pouco sobre você, sua formação acadêmica e como foi sua chegada ao Brasil.

Sou Thomas de Fornel. Sou professor leitor de francês com o primeiro programa de intercâmbio da Embaixada da França no Brasil. Somos 27 professores leitores em todo Brasil. Somos professores estagiários. Nossa missão é de ensinar e de fazer a cooperação internacional.

Tenho uma graduação em Letras Modernas, da Universidade de Lille e um Mestrado em Literaturas francófonas pela Universidade de Toulouse. Esse ano também estou fazendo um Mestrado a distância pela Universidade de Arras em França, que é uma especialização sobre como ensinar francês aos estrangeiros.

O que planejou ensinar aos nossos estudantes Palmenses?
Eu queria fazer a mediação de minha cultura francesa através de atividades linguística, oral e escrita, e também gostaria de criar uns ateliês de cozinha francesa: aprender a língua cozinhando! É muito legal, os alunos do IFPR de Curitiba adoraram!
Já senti que tudo vai dar certo !

O que você está achando dessa experiência e o que espera levar dela ao retornar à França?
Para mim, é uma experiência de já aprender uma outra língua e cultura, e de diversificar minha experiência didática como professor !
Eu trabalhei 7 meses no IFPR de Curitiba com alunos de Gestão Pública. Hoje, cheguei a Palmas. Vou ficar até o final de maio porque meu visto de trabalho vai acabar e na verdade senti também a falta de minha família, amigos e comida !
Obrigado pela o espaço para me expressar e me apresentar a todos.