IFPR Campus Palmas tem a aprovação para realizar o primeiro curso de pós-graduação “Especialização em Linguagens híbridas e educação” – Campus Palmas

Nesta semana, tivemos uma maravilhosa e importante notícia não só para o IFPR, mas, em especial, para a cidade e a região de Palmas: a aprovação de nosso primeiro curso de pós-graduação “Especialização em Linguagens híbridas e educação”. Com isso, o Instituto – notadamente nosso campus, fortemente apoiado por sua Direção de Ensino

– continua cumprindo uma das mais preciosas metas político-pedagógicas que regem o funcionamento e justificam a existência da instituição: levar e promover o desenvolvimento social (em suas diversas manifestações) de regiões diversas do Brasil por meio da educação de qualidade. Assim, com a definitiva aprovação e instauração deste curso, nosso campus vai, progressivamente, construindo e incentivando a verticalização do ensino, começando pelo Ensino Médio, passando pela Graduação em direção a oportunidades de Pós.Com isso, o trabalho dos docentes também ganha novas perspectivas, uma vez que avança em conjunto com o crescimento de nosso campus, bem como alcança seu devido reconhecimento em grandes e mais antigos centros de produção de conhecimento e formação de bons profissionais, não só para o mercado de trabalho, mas para suas práticas de vida, de forma a construírem uma maior autonomia mediante as exigências múltiplas da realidade em que estamos inseridos. Nesse sentido, o curso de Pós Graduação Lato Sensu (Especialização) Linguagens Híbridas e Educação alinha-se a tal tendência de promover reflexão, pesquisa e desenvolvimento de práticas humanas em diálogo com a contemporaneidade. Sendo um traço desta a dissolução de fronteiras entre conceitos e valores tradicionais de forma a se questionar as possibilidades da vida e da sociedade, as linguagens – vivas que são! – misturam-se em novos contextos de produção de sentido. Assim, o filosófico mistura-se ao literário, o tecnológico mistura-se ao livro didático, a arte mistura-se ao político, o histórico e o ideológico misturam-se às técnicas e maneiras de interpretação de textos, a universidade mistura à comunidade: eis as linguagens híbridas. Portanto, em contexto contemporâneo de pensamento, a mistura – o híbrido! – passa a ser entendido como algo positivo e necessário não só à produção de sentido, mas à formação de sujeitos. Pensando nessa perspectiva, nossos professores e alunos – que também são sujeitos em atuação em diversas outras atividades viventes – são o objetivo maior deste curso de Especialização que busca discutir a existência, a importância e as implicações político-ideológicas das linguagens híbridas para os espaços de educação. Tal hibridismo é ressaltado e necessário, também, entre os docentes responsáveis por construir tal projeto junto à Direção de Ensino do Campus Palmas. O curso é uma proposta que parte do Colegiado de Letras (composto pelo Prof. Dr. Jacob dos Santos Biziak, coordenador da Especialização, pelo Prof. Dr. Jaison Luís Crestani, vice-coordenador, pelo Prof. Ms. Roberto Bianchi, pela Profa. Esp. Suzete Reiter, Profa. Ma. Carla Reis, Prof. Dr. Filipe Pfützenreteur, Prof. Dr. Sânderson Mello, Profa. Dra. Kátia Conceição, Profa. Ma. Daiane Paz e Profa. Dra. Aline Oliveira), com o diálogo fundamental com docentes de outros Colegiados, como o de Artes e o de Educação Física, por exemplo (Prof. Ms. Luciano Martignoni, Prof. Me. Douglas Sanches, Profa. Dra. Magda Vicini, Prof. Ms. Silvano Redon). Assim, as misturas de linguagens, os hibridismos contemporâneos, estão presentes não só como temática, mas também como princípio norteador da composição do quadro de docentes, colegiados e componentes curriculares. Acreditamos que, ainda no segundo semestre de 2017, teremos o início do funcionamento das atividades de nossa Especialização, após processo seletivo para a mesma. Em breve, teremos o prazer ainda maior de divulgar as informações e edital de seleção para a primeira turma do Curso de Especialização Linguagens Híbridas e Educação. Parabenizamos a todos os envolvidos na execução e aprovação deste importante projeto para nosso contexto regional. Entre Palmas (com sua região de cidades vizinhas) e o IFPR, o espaço de interlocução só tende a se estreitar: que venham as próximas conquistas!