Acadêmicos das Licenciaturas e Bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência Participaram do VI ENALIC – Campus Palmas

Atualmente o Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) do Instituto Federal do Paraná, desenvolve os subprojetos das áreas de Artes, Ciências Biológicas, Educação Física, Letras/Português, Letras/Inglês, Pedagogia e Química em Palmas e os subprojetos de Ciências Sociais e Física em Paranaguá, estes projetos contribuem na inter-relação escola de educação básica, professor universitário e alunos das licenciaturas, buscando melhorias na qualidade de formação docente.

Nos dias 14 a 16 de dezembro de 2016, acadêmicos das licenciaturas e bolsistas do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) dos campi Palmas e Paranaguá, tiveram a oportunidade de participar do VI ENALIC – Encontro Nacional da Licenciaturas, juntamente com o V Seminário Nacional do Pibid, o IV Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID e X Seminário Institucional PIBID PUC/PR. Os eventos acontecem na PUC, na cidade de Curitiba, PR e contaram com cerca de 2500 participantes de todo o país.

O VI ENALIC possibilitou momentos de debates, proporcionou reflexões e a socialização das atividades desenvolvidas pelos licenciandos, bolsistas, supervisores e coordenadores do Pibid. Os acadêmicos e bolsistas apresentaram 40 trabalhos desenvolvidos nas Escolas Públicas de Palmas e Paranaguá no ano de 2016 em rodas de conversa, oficinas pedagógicas e apresentações orais.

O Encontro Nacional das Licenciaturas possibilitou momentos ímpares de partilha de saberes, discussões e reflexões sobre estratégias de combate à evasão nos cursos de licenciatura, bem como elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica. Os bolsistas de todo o país puderam discutir e relatar suas experiências metodológicas, tecnológicas e práticas de caráter inovador e interdisciplinar, além disso, discutir soluções para a superação de problemas identificados no processo de ensino e aprendizagem no cotidiano das escolas de educação básica. O evento ainda proporcionou o estreitamento de laços entre os participantes fortalecendo ainda mais o Pibid.