IFPR Campus Palmas novamente participa do Projeto Rondon – Campus Palmas

Notícias

IFPR Campus Palmas novamente participa do Projeto Rondon

Publicado em

Copiado!

Pela segunda vez o Campus Palmas participa do Projeto Rondon. Citado como o maior projeto de extensão universitária do país, este proporcionou aos acadêmicos de cursos de graduação experiências e vivências desta vez na região do Jalapão no Estado do Tocantins. Um dos maiores destinos de ecoturismo do país o Jalapão é cercado de formações rochosas que originam belíssimas cachoeiras, além de cursos d’água e vegetação característica. 

A jornada da equipe do IFPR Campus Palmas iniciou na quinta-feira, 19 de janeiro de 2016, com viajem rumo a Palmas, no Tocantins. Oito acadêmicos de quatro cursos superiores do Campus participaram juntamente dos professores Jean Carlos Gentilini e Emi Rainildes Lorenzetti, coordenadores da equipe, durante 17 dias da Operação Tocantins. Nessa edição a equipe do IFPR trabalhou com acadêmicos e professores da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, em uma parceria fantástica desenvolvendo seus trabalhos no município de Novo Acordo.

Um importante momento na formação universitária fica a cargo das atividades e da interação com a comunidade. Neste sentido, a extensão universitária é uma oportunidade ímpar de vivência em realidades diferentes, associando o conhecimento acadêmico com o cotidiano e apresentando desafios que estarão presentes na rotina profissional.

As expectativas eram muito grandes por parte, principalmente dos estudantes, que se preparam desde o mês de outubro do ano passado, participando de reuniões, treinamentos, palestras e visitas técnicas como forma de se capacitarem para as atividades propostas para o município do Tocantins.

Com o apoio da prefeitura municipal e da RuralTins (Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins) todas as atividades puderam ser realizadas dentro do cronograma inicialmente proposto. Com participação massiva da população os estudantes puderam apresentar oficinas e palestras, além de realizarem treinamentos teórico-práticos para públicos mais seletos. Durante os primeiros cinco dias no município de Novo Acordo foram realizadas atividades na zona urbana do município de cerca de 3800 habitantes. As atividades ocorreram no CRAS e em duas escolas da rede municipal de ensino. No sábado, 28 de janeiro, a equipe se deslocou para um povoado denominado Taboca distante 100Km da sede do município. A região pouco habitada reuniu mais de cinquenta pessoas para um dia integrado de atividades nas áreas de saúde, produção de alimentos e recreação. Juntamente com as atividades houve celebração religiosa, ocorrida uma vez ao mês no povoado.

A segunda semana foi marcada por atividades no Assentamento Primogênito. Atividades semelhantes as realizadas na sede do município foram replicadas na área rural, acrescidas de atividades de cunho ambiental e de desenvolvimento rural, como a construção de uma unidade demonstrativa de carneiro hidráulico. A equipe teve oportunidade de conhecer realidades locais, hábitos e costumes, como a reunião para produção de farinha de mandioca, muito apreciada na região.

Na despedida do município reuniram-se as lideranças e apoiadores do projeto em cerimônia simples na qual foi entregue a representante do prefeito certificado de participação do município na Operação. Com o retorno a Palmas – TO decorreram-se a cerimônia solene e festa de encerramento.

A bagagem de conhecimento com toda a certeza voltou mais cheia de experiências, desde a mais singela lembrança as mais belas imagens de um povo acolhedor e simples, com coragem e determinação, representantes de um pedacinho do Brasil, distante em quilômetros, mas hoje, perto do coração dos rondonistas.

Seguem alguns depoimentos dos estudantes membros da Operação Tocantins da equipe do IFPR:

Poder participar do projeto Rondon foi muito mais que uma aventura para mim, foi algo genial, mágico, fantástico a realização de um sonho. O prazer de olhar nos olhos das pessoas e ter a certeza que fiz a diferença é que eles se sentiram felizes com as oficinas não tem palavra para descrever tamanha emoção. Rondon uma lição de vida e cidadania uma lição de paz e amor.

Vai ficar pra sempre na minha memória e no meu coração.

Dionatan Bedin Broeto

Superar as expectativas diante de um projeto em que ouvi e muito que seria a melhor experiência da minha vida, se tornou realidade. O que aprendi e pude compartilhar durante a operação me fez crescer, melhor ainda mudar! Se pudesse colocar em uma palavra todos os sentimentos vividos durante o convívio entre equipes, intercâmbio de conhecimento e as oficinas, seria a palavra amor, palavra esta cheia de sinônimos que se encaixam em cada olhar, a cada troca de saberes e principalmente a cada agradecimento que recebemos da população. E essa é a melhor lição de vida e cidadania que alguém pode ter! Nunca irei esquecer, hoje o que resta é a saudade e a bagagem de histórias e aprendizado. Uma vez Rondonista pra sempre rondonista

Mylena Goelzer dá Silva

Participar do Projeto Rondon é mergulhar no Brasil, descobrir que a maior riqueza do nosso país são as pessoas e suas histórias. Agradeço por ter tido a oportunidade de participar desse projeto singular que proporciona experiências únicas. Esse Projeto vem mudando vidas há 50 anos, a minha foi mais uma que foi transformada, obrigado Rondon pela metamorfose!

Charles Luiz Schimanoski Cortelini

Fazer parte do Projeto Rondon vai muito além das expectativas que qualquer um possa ter, aprendemos e adquirimos conhecimentos todos os dias em que passamos pelo Tocantins e com certeza vamos levar para o resto de nossas vidas, lembranças vivas em nossos corações! Obrigada Projeto Rondon, por me proporcionar uma das melhores e mais valiosas experiencias da minha vida!

Caroline Pontes de Souza

Participar do projeto Rondon foi uma experiência única que levarei comigo em minha vivência …ver as pessoas ao seu lado compartilhando sentimentos e histórias vívidas é uma satisfação enorme ,sentir toda a população empenhada em sua oficina, participando de todas com um sorriso no rosto,abraços calorosos e lágrimas no rosto na hora da despedida mostram que além do dever cumprido novas amizades e verdadeiros sentimentos se formaram la!

Jilvana Barbara Walter

O projeto Rondon me proporcionou uma experiência incrível, poder conhecer um novo pedacinho do nosso país, trazendo na bagagem, cultura, conhecimento e lindas histórias de vida, que fazem com que hoje eu veja o Brasil com outros olhos, olhos que veem um país com um povo que batalha dia a dia em busca de uma vida melhor. Pude vivenciar momentos que ficaram marcados por toda a minha vida e que fizeram com que meu crescimento profissional e principalmente pessoal tenham um grande impacto positivo. Em 2017 ano de seu cinquentenário, o projeto rondon provou mais uma vez que é lição de vida e de cidadania.

Wagner Andrey Fortunati Luza

Poder participar do projeto Rondon foi à realização de um sonho. Saímos de casa com várias expectativas, de como seria a cidade, a população, os demais rondonistas. E hoje voltamos com a certeza de que todas as expectativas foram superadas. Não há palavras que descreva toda a emoção que vivenciamos nesses 15 dias, desde a saudade de casa como a vontade de ficar. Voltamos com a certeza de que valeu a pena. Valeu cada minuto vivenciado, cada ensinamento trocado durante as oficinas e palestras, cada riso, cada conversa, cada conselho, e principalmente todas as novas amizades que carregarei sempre no coração. Obrigado Rondon por me proporcionar essa experiência única e maravilhosa! #querodenovo

Fabiele Bernardi

Gostou? É acadêmico dos cursos de graduação do Campus Palmas? Já passou da metade do curso?

Se respondeu de maneira afirmativa a essas perguntas, não perca tempo e se inscreva para o processo seletivo para a Operação Rondônia Cinquentenário, uma Operação que marcará os cinquenta anos do Projeto Rondon. O Campus Palmas foi selecionado para atuar no município de Campo Novo de Rondônia e seremos novamente acompanhados pela UNIMEP, parceria de sucesso que irá continuar!

Topo