Grupo de Estudos do Discurso do IFPR Campus Palmas (G.E.Di) e Laboratório Discursivo (E-l@dis) da USP Ribeirão Preto realizam minicurso “Introdução ao estudos de gênero” – Campus Palmas

O Grupo de Estudos do Discurso do IFPR Palmas (G.E.Di) e Laboratório Discursivo da USP Ribeirão Preto (E-l@dis) convidam para o minicurso “Introdução ao estudos de gênero” a ser realizado no dia 13 de maio de 2017, das 08 às 12 h e das 14 às 18 horas, na USP, campus de Ribeirão Preto.
O evento é um dos resultados da pesquisa de pós doutorado do Prof. Dr. Jacob dos Santos Biziak, do colegiado de Letras, a qual foi realizada graças ao afastamento parcial para pesquisa cedido pelo IFPR. Portanto, o minicurso é uma das maneiras de proporcionar ao público interessado, acadêmico ou não, acesso à parte das reflexões da pesquisa “Angústia e gêneros sexuais: aspectos da poética de Saramago” (também cadastrada junto ao COPE e que, atualmente, conta com uma bolsista PIBIC). O minicurso consiste em uma tentativa de introdução teórica sobre possibilidades de abordagem e de estudos sobre os gêneros sexuais e as expressões de sexualidade. Além disso, haverá aplicação destes dispositivos teóricos de leitura e análise a alguns exemplos de textualidades diversas, a fim de provocar o público ao diálogo e à reflexão. No mesmo evento, haverá lançamento do livro “Do cárcere à invenção: gêneros sexuais na contemporaneidade”, do qual o docente é um dos organizadores e que conta, ainda, com textos dos professores Dr. Filipe Marchioro Pfützenreuter e Dr. Jaison Luís Crestani, também do colegiado de Letras do IFPR Palmas (além de artigos de outros docentes e pesquisadores da USP, UNESP, UFRJ, UFPR, UFMG, por exemplo). O curso poderá ser assistido presencialmente (com emissão de certificados), inclusive, haverá transmissão ao vivo e on line  através da página do evento no Facebook.