Campus Palmas sedia palestra sobre importância da pesquisa e da extensão no âmbito acadêmico com Pró-Reitor Ezequiel Burkater – Campus Palmas

Pesquisa e extensão

Na tarde de ontem, foi realizada uma formação pedagógica com foco no novo processo do Comitê de Pesquisa e Extensão (COPE) e a implementação do Sistema Unificado da Administração Pública (SUAP), ministrada pelo Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Ezequiel Burkarter. O evento contou com a presença de servidores e da Direção-Geral.

Durante a palestra, o Pró-Reitor Eequiel, explicou como o novo processo do Cope funcionará com a implementação do SUAP, detalhando as mudanças e melhorias já aplicadas ao sistema. A formação abordou a importância de desburocratizar o fluxo de projetos de pesquisa, extensão e inovação, além de aprimorar a gestão e institucionalização de ações acadêmicas através da nova plataforma. “A pesquisa é um pilar fundamental para o desenvolvimento de qualquer instituição de ensino. No IFPR, ela impulsiona o conhecimento e também melhora os nossos laços com a comunidade ao trazer soluções que impactam diretamente a sociedade”, frisou.

Complementando essa visão, a Diretora-Geral, Graciela Cabreira Gehlen, ressaltou o impacto da pesquisa no contexto educacional e comunitário. “A pesquisa tem o poder de transformar não só a vida acadêmica dos nossos estudantes, mas também de gerar soluções práticas para a comunidade”, destacou.

Entrega simbólica de bolsas

O evento também contou com a entrega simbólica de seis bolsas de mestrado para os acadêmicos do Mestrado Acadêmico em Ambientes Saudáveis e Sustentáveis. De acordo com o diretor de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Renato Colomby, a instituição precisa garantir não apenas a interiorização dos cursos de pós-graduação stricto sensu¸ mas a permanência desses estudantes nos programas. “Com o tempo, precisamos garantir que todos os alunos tenham acesso às bolsas, pois elas permitem uma melhor dedicação aos estudos e às pesquisas”, ressaltou.

Apresentações culturais organizadas pelo NAC (Núcleo de Arte e Cultura) também fizeram parte da programação.