Campus Palmas promove formação pedagógica sobre inclusão e diversidade – Campus Palmas

Formação continuada

Campus Palmas promove formação pedagógica sobre inclusão e diversidade

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No dia 30 de outubro, professores e técnicos do Campus Palmas participaram de formação pedagógica focada na inclusão e apoio à diversidade no ambiente acadêmico. Organizada pela Coordenadoria de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (CNAPNE), o evento abordou a importância da adaptação curricular e das avaliações para promover a acessibilidade e a inclusão acadêmica dos estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE). 

Durante a formação, foram discutidas práticas pedagógicas inclusivas, estratégias de ensino e o papel dos professores e técnicos na criação de um ambiente de aprendizado acolhedor e equitativo para estudantes com NEE. Além disso, houve espaço para troca de experiências entre os participantes, ressaltando a importância de um atendimento educacional que valorize a diversidade e contribua para o desenvolvimento integral dos estudantes. Diversos professores comentaram como está sendo o processo de adaptação curricular  para eles, os desafios e novos aprendizados. 

O evento contou também com a participação de Tompson Hugo Schneider, pai de dois alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) que frequentam a instituição. “Agradeço o carinho com que meus filhos sempre foram recebidos aqui na instituição. Eles adoram todos os professores e se sentem acolhidos no IFPR. Momentos como esse são importantes para que professores e alunos possam aprender uns com os outros a partir de suas necessidades específicas”, ressaltou Tompson.

Para o professor Tiago Luiz Moda, coordenador, a CNAPNE desempenha um papel fundamental ao realizar um trabalho contínuo com os estudantes com necessidades educacionais específicas. “A CNAPNE realiza um trabalho constante com os estudantes com NEE, oferecendo orientações aos docentes para adaptação e flexibilização curricular e promovendo atividades de atendimento educacional especializado, como o trabalho em sala de recursos.

Para aqueles que necessitam de adaptação curricular, são realizadas ações de acompanhamento para avaliar se as medidas adotadas estão resultando em efeitos positivos na aprendizagem. Com base nesses acompanhamentos, tomamos decisões de manutenção ou alteração das adaptações, conforme necessário. Há também casos de estudantes que não requerem adaptação curricular, mas que apresentam condições específicas, para os quais realizamos acompanhamentos semestrais a fim de avaliar a necessidade de eventuais adaptações. Em suma, o trabalho da CNAPNE é uma escuta atenta para apoiar cada estudante em seu desenvolvimento”, explicou o professor Tiago.

A diretora Graciela Cabreira Gehlen destacou a importância do trabalho da CNAPNE e do envolvimento de toda a equipe no atendimento aos alunos com NEE. “Nosso compromisso é garantir que cada estudante se sinta acolhido e tenha acesso pleno ao aprendizado. A presença de profissionais qualificados e dedicados permite que o IFPR seja um ambiente inclusivo, onde as necessidades de cada aluno são respeitadas e atendidas. Momentos como este reforçam nosso propósito de proporcionar um espaço educativo inclusivo e colaborativo, onde todos aprendem e crescem juntos”, afirmou Graciela. 

O diretor de ensino, Willian Padilha, ressaltou o impacto do trabalho inclusivo para o desenvolvimento dos estudantes e para o ambiente escolar. “A educação inclusiva é uma responsabilidade de todos nós e, ao proporcionar um atendimento especializado, estamos criando um ambiente onde cada aluno pode desenvolver plenamente seu potencial. Nosso objetivo é que o IFPR seja um espaço de aprendizado acessível e transformador, em que as diferenças sejam respeitadas e valorizadas como parte essencial do nosso processo educativo”, destacou Wilin.

Equipe da CNAPNE

A equipe responsável pelo atendimento aos estudantes com NEE conta com servidores como Edna Ferreira da Silva, docente de Educação Especial, Eloisa Bocca, técnica em Assuntos Educacionais, e o professor Tiago Moda. Além deles, os profissionais terceirizados que colaboram na assistência incluem Devanir Ricardo de Ramos e Luciana Maciel, que atuam como cuidadoras, e os intérpretes de Libras DhyandaraArruda Pedroso, Edmilson do Carmo e Mikael Nobrega de Sousa. 

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