Acompanhamento Domiciliar de Estudos ou Regime Domiciliar de Estudos – Campus Palmas
Secretaria Acadêmica Requerimentos Acompanhamento Domiciliar de Estudos ou Regime Domiciliar de Estudos

Acompanhamento Domiciliar de Estudos ou Regime Domiciliar de Estudos

Atualizado em

O que é:

Consiste em prática excepcional ofertada ao aluno(a) que esteja impossibilitado(a) de comparecer às aulas durante determinado período, cujo objetivo é oferecer exercícios domiciliares com acompanhamento, sempre que compatíveis com o estado de saúde do aluno e as possibilidades do curso em que ele esteja matriculado.

A solicitação de Acompanhamento ou Regime Domiciliar de Estudos deverá ser feita pelo requerente ou seu representante, devendo ser anexado o atestado médico, com a devida tipificação da doença, de acordo com o código de diagnósticos expresso na Classificação Internacional de Doenças (CID), quando for o caso, em até 3 (três) dias úteis após a data da expedição do atestado.

É assegurado o regime domiciliar de estudos e a frequência ao estudante que se encontra em pelo menos uma das seguintes situações:

I –Nos casos de licença maternidade, conforme normatiza a Lei nº 6.202, de 17 de abril de 1975 e a Lei nº 10.421, de 15 de abril de 2002, a estudante poderá, após apresentação de atestado médico ou mediante apresentação do termo judicial de guarda à adotante ou guardiã, desenvolver suas atividades acadêmicas em regime domiciliar, pelo tempo determinado pelo médico, observando as normativas legais e as condições de saúde da estudante.

II –Nos casos de o estudante estar acometido de doenças infecto-contagiosas, fraturas expostas, afecções congênitas ou outras situações que o impeçam de frequentar os trabalhos escolares/acadêmicos por tempo determinado, o estudante poderá realizar as atividades acadêmicas em regime domiciliar, mediante comprovação médica, conforme o Decreto-Lei nº 1.044, de 21 de outubro de 1969

O prazo mínimo para Acompanhamento ou Regime Domiciliar de Estudos é de 15 dias e seu prazo máximo é de 90 dias.

Períodos com duração menor de que 15 dias devem ser enquadrados no limite de 25% (vinte e cinco por cento) de ausência de acordo com a Lei 9.394/96.

Quais os documentos necessários para o protocolo:

Atestado médico que contenha CID e o prazo necessário para o afastamento requerido.

Em que momento pode ser solicitado:

Pelo próprio discente ou seu representante legal em até 3 dias úteis após emissão do atestado.

Quais os prazos para tramitação:

Segundo a Portaria DG/Palmas nº426, de 7 de novembro de 2019, o prazo de tramitação é de até 9 dias úteis para que o pedido seja analisado por todas instâncias envolvidas.

Todas as requisições junto à Secretaria Acadêmica de IFPR Campus Palmas devem ser feitas através do Protocolo.

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.