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Pesquisadores de 17 países apresentaram resultados de trabalhos sobre o xadrez como objeto de estudo científico
Foi com muito sucesso e participação expressiva de especialistas, que foi realizado por videoconferência, entre os dias 23 e 26 de novembro, o II Encontro Internacional de Pesquisadores em Xadrez. Organizado pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), o evento teve como propósito proporcionar um espaço para a divulgação e discussão de pesquisas científicas acerca do jogo de xadrez.
O Encontro teve a participação de 101 ouvintes, 41 palestrantes e 10 conferencistas. Participaram representantes de 17 países: Alemanha, Angola, Argentina, Armênia, Brasil, Chile, Colômbia, EUA, Índia, Inglaterra, Irlanda, Moçambique, Nicarágua, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.
Conferencistas de classe internacional
A realização por videoconferência permitiu a participação de diversas das maiores autoridades na área:
As conferências estão disponíveis no sítio do evento: https://fexpar.com.br/ii-encontro-internacional-de-pesquisadores/
Comunicações Orais e Relatos de Experiência
Os autores submeteram inicialmente resumos para as suas apresentações. Após o evento poderão submeter artigos completos para publicação em edição de revista científica sobre o evento. Foram apresentados os seguintes trabalhos:
AUTOR | PAÍS | TÍTULO |
ANTÔNIO MANOEL LIMA DE HOLANDA | BRASIL | XADREZ ESCOLAR E NEUROCIÊNCIAS |
ANTÔNIO MANOEL LIMA DE HOLANDA | BRASIL | XADREZ ESCOLAR NA ALFABETIZAÇÃO |
ANTÔNIO MANOEL LIMA DE HOLANDA | BRASIL | MÉTODO HOLANDACHESS, DE TREINAMENTO ESCOLAR |
ANTÔNIO MANOEL LIMA DE HOLANDA | BRASIL | XADREZ É ESPORTE? |
CLAUDIONOR NUNES CAVALHEIRO | BRASIL | PROJETO DE ENSINO: “UM XEQUE MATE NA PANDEMIA” |
CRISTIANA FIUSA CARNEIRO | BRASIL | ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DE IDOSOS COM O JOGO DE XADREZ |
DOUGLAS LEVI RODRIGUES | BRASIL | O XADREZ COMO COMPONENTE CURRICULAR DA BASE DIVERSIFICADA NA E. E. GOV. JOSÉ FRAGELLI (ESCOLA PLENA): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
EDUARDO JOSÉ MENEGOTTO | BRASIL | XADREZ: EDUCANDO SABERES |
ERALDO TRINDADE VIEIRA JUNIOR | BRASIL | ATIVIDADES ENXADRÍSTICAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
FATIMA LUCIA BISPO SANTOS | BRASIL | HERÓIS DO TABULEIRO: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO RIO DE JANEIRO |
GERALDA DE FATIMA NERI SANTANA | BRASIL | XADREZ PARA TODOS |
IANDRA PAVANATI | BRASIL | A ASCENSÃO DO XADREZ ONLINE DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS: REINVENTANDO A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA |
JAYLSON JAVIER SILVA DE ARAUJO | BRASIL | XADREZ COMO FERRAMENTA DE INTERAÇÃO: ATIVIDADE ENXADRÍSTICA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA ITABOCA |
JAYLSON JAVIER SILVA DE ARAUJO | BRASIL | O ENSINO DA PRÁTICA ESPORTIVA DO XADREZ NA PERIFERIA DO MUNICÍPIO CASTANHAL-PA: COMPANHEIRISMO, DESAFIO E SUPERAÇÃO |
JOAN MANUEL GATICA NAVARRETE | CHILE | PROYECTOS DE AJEDREZ EDUCATIVO, EN MODALIDAD CURRICULAR, EN DOS ESCUELAS DE CHILE |
LEO DE ANDRADE | BRASIL | INTERVENÇÕES COM O JOGO DE XADREZ PARA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA DE DEPENDENTES QUÍMICOS – RELATO DE CASOS |
LILIAN MARI MARCONDES CESAR TOGNOLI | BRASIL | XADREZ, UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA EM FAMÍLIA. |
LILIAN MARIA RIBEIRO DE CARVALHO | BRASIL | O XADREZ E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR : UMA RELAÇÃO CORPORAL. |
MARÇAL JÁCOMO MONTANARIN LOMBARDI | BRASIL | XADREZ COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO EM COLÉGIO PÚBLICO DE PARANAGUÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
ONEIDE DE SOUZA FIGUEIREDO | BRASIL | FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE XADREZ PARA DEFICIENTES VISUAIS: PERSPECTIVAS E DESAFIOS |
PAULO GIOVANNI DE ALMEIDA NICOLINI | BRASIL | “EXPERIÊNCIA COM ENSINO PARTICULAR DE XADREZ PARA ADOLESCENTE COM TEA” |
VINICIUS SILVA RODRIGUES DOS SANTOS | BRASIL | METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE XADREZ NA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL |
VÍTOR MANUEL BARROSO CARDOSO | PORTUGAL | A IMPLEMENTAÇÃO DO XADREZ NAS ESCOLAS DE FELGUEIRAS (2017 – 2020) |
ADRIANA SOELY ANDRÉ DE SOUZA MELO | BRASIL | O XADREZ NO CONTEXTO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: O XADREZ PEDAGÓGICO |
ADRIANA SOELY ANDRÉ DE SOUZA MELO | BRASIL | O XADREZ E O PROCESSO DE ESCRITA EM SALA DE AULA |
ANTÓNIO RAMOS SILVA | PORTUGAL | MODELING HUMAN DECISION MAKING IN CHESS USING THE SEF STACKED SYSTEMS ARCHITECTURE. |
AUGUSTO CLAUDIO SANTA BRIGIDA TIRADO | BRASIL | ANÁLISE FUNCIONAL DO WEBSITE LICHESS E A VIABILIDADE PARA O ENSINO HÍBRIDO |
AUGUSTO CLAUDIO SANTA BRIGIDA TIRADO | BRASIL | ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE XADREZ E EDUCAÇÃO: UTILIZAÇÃO DO METHODI ORDINATIO |
CLEITON MARINO SANTANA | BRASIL | BENEFÍCIOS DO XADREZ PARA CRIANÇAS |
CLEITON MARINO SANTANA | BRASIL | PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU REALIZADAS NO BRASIL QUE UTILIZARAM O JOGO DE XADREZ |
DULCINEIA BETTI FILIPPINI | BRASIL | O OLHAR PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA AS AULAS DE XADREZ NA REDE MUNICIPAL DE FRANCISCO BELTRÃO |
EBENEZER JOSEPH | ÍNDIA | MALLEABILITY OF INTELLIGENCE THROUGH CHESS TRAINING — A TWO YEAR EMPIRICAL STUDY |
EBENEZER JOSEPH | ÍNDIA | THINKING OUT OF THE BOX, ENHANCING CREATIVITY AND DIVERGENT THINKING THROUGH CHESS TRAINING |
EMERSO NUNES BRASILINO | BRASIL | O XADREZ HUMANO: UMA ABORDAGEM TECNOLÓGICA SOCIAL E SOCIODRAMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO ÂMBITO ESCOLAR. |
JUAN BLANCO | VENEZUELA | EL AJEDREZ DESARROLA EL PONTENCIAL COGNITIVO EN INFANTES |
KARISTON PEREIRA | BRASIL | O RACIOCÍNIO ABDUTIVO NO JOGO DE XADREZ: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CRIATIVIDADE E CONHECIMENTO |
KÜCHELMANN, THOMAS | ALEMANHA | MULTIMODAL OBSERVATION OF CHESS PLAYERS – HOW TO PERFORM EXPERIMENTS AND TO EVALUATE DATA |
MARCELIANO DA CONCEIÇÃO CORREIA VICTOR “MBECO “ | ANGOLA | ESCOLA MACOVI SPORT CLUB: UMA ENTIDADE SOCIAL VOLTADA À MASSIFICAÇÃO DO XADREZ EM LUANDA – ANGOLA. |
MÍRIAM CRISTINA ZAIDAN MOTA | BRASIL | ABORDAGEM NEUROPSICOLÓGICA DO XADREZ EM AMBIENTE OCUPACIONAL |
PAULO DE BARROS VIEIRA JÚNIOR | BRASIL | PERSPECTIVA DE UMA NOVA METODOLOGIA DE ENSINO DO XADREZ: UMA ANÁLISE SOBRE A PROPOSTA DO LIVRO “CHESS SCHOOL” |
PAULO GIOVANNI DE ALMEIDA NICOLINI | BRASIL | “POSSIBILIDADES DIDÁTICAS DE AULAS DE XADREZ A PARTIR DO LIVRO ‘AJEDREZ INTEGRAL’ (CUBA)” |
PAULO GIOVANNI DE ALMEIDA NICOLINI | BRASIL | “A INSERÇÃO DO JOGO DE XADREZ EM ESCOLAS E SEU ASPECTO ÉTICO-POLÍTICO” |
PAULO VIRGILIO RIOS RODRIGUEZ | BRASIL | TEORIA ATOR REDE NO PROJETO DE XADREZ DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS |
PAULO VIRGILIO RIOS RODRIGUEZ | BRASIL | O JOGO DE XADREZ COMO ESPORTE E LAZER |
RONALDO ANDRÉ LOPES | BRASIL | O ENSINO DE XADREZ EM UMA ESCOLA PÚBLICA: O JOGO DE TABULEIRO COMO UMA POSSIBILIDADE ESPORTIVA E RECREATIVA |
VINICIUS SILVA RODRIGUES DOS SANTOS | BRASIL | FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE XADREZ: A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS – PR |
FRANCISCO JAVIER JAIMES FRANCO | COLÔMBIA | APRENDA A DESARROLLAR Y FORTALECER LAS HABILIDADES MENTALES Y SOCIALES DE UNA MANERA DIVERTIDA MENTE JUGANDO AJEDREZ |
WILLIAM BART | EUA | INSIGHTS ON TEACHING CHESS TO UNDERGRADUATE UNIVERSITY STUDENTS |
WILLIAM BART | EUA | INSIGHTS ON TEACHING CHESS TO ELDERLY CITIZENS |
Mesa redonda
O Encontro terminou com uma mesa redonda aberta a todos os participantes para se identificarem as lições aprendidas, assim como elencar os pontos positivos e/ou negativos do evento, e assim trabalhar em melhorias para as próximas edições. Os congressistas manifestaram satisfação com a qualidade das conferências e dos trabalhos apresentados. A realização por videoconferência proporcionou a oportunidade de maior participação por parte de todos, não importando a distância geográfica. Os participantes tiveram oportunidade de interagir com os autores de forma muito satisfatória.
Os participantes entendem que deve ser realizado um terceiro encontro internacional de pesquisadores sobre xadrez em 2021, pois desejam participar novamente de uma nova edição do evento. Sugeriu-se que o próximo encontro seja híbrido, ou seja, tenha uma parte presencial e outra por videoconferência.
Organização
O evento foi organizado pelo Instituto Federal do Paraná, com a colaboração da UFPR, da FEXPAR, da CBXE, CBEM, UDESC e vários enxadristas que estão dispostos a trabalhar em prol do xadrez ciência.
A comissão organizadora contou com os seguintes integrantes: Doutor Valério Brusamolin (IFPR), Mestre Cleiton Marino Santana, Mestrando Emerson Nunes Brasilino (IFPR) e Mestrando Paulo Virgílio Rios Rodriguez (IFPR).