Abertas as inscrições para a 11ª edição do Solve for Tomorrow Brasil – Campus Paranaguá

EVENTOS EXTERNOS

Abertas as inscrições para a 11ª edição do Solve for Tomorrow Brasil

O Solve for Tomorrow Brasil é uma iniciativa global da Samsung para estimular alunos e professores do ensino médio da rede pública a identificar problemas reais e desenvolver soluções baseadas em ciência e tecnologia.

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 10 de julho. Na prática, a ideia é, ao mesmo tempo, ajudar comunidades ao redor do Brasil a resolver problemas reais e estimular uma abordagem diferente para a educação, voltada ao desenvolvimento de habilidades e raciocínio com foco na inovação.

Cada grupo precisa ser composto de três a cinco estudantes do ensino médio, não necessariamente de uma mesma turma (porém cursando o mesmo ano na instituição), cada grupo deve ser acompanhado de um professor orientador da escola, que deve ser responsável por alguma disciplina dos campos de Ciências da Natureza ou Matemática. Cada grupo pode ter ainda mais um docente parceiro que dá aulas para ao menos dois integrantes.

Quais projetos podem ser inscritos ?

Podem ser inscritos projetos de investigação e experimentação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas. Os grupos devem propor um projeto baseado na abordagem de ensino Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, na sigla original em inglês).

Após a inscrição, os grupos selecionados passam por uma programação diversa composta por mentoria, webinars e workshops para o desenvolvimento dos projetos, até que os finalistas apresentem as ideias para uma banca julgadora.

Reconhecimento e premiação

Estudantes, docentes, escolas e gestores(as) responsáveis pelos projetos serão contemplados(as) com certificados e prêmios, conforme cada etapa da seleção.

A premiação tem foco na abordagem STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), que parte de um desafio ou problema com múltiplas possibilidades de soluções ou respostas. Nela, o ensino de Ciências encontra suporte nas Tecnologias, nos processos das Engenharias e na aplicação da Matemática para solucionar problemas reais em situações concretas, de forma inovadora.

Materiais de Ensino

Em seu site a Samsung disponibiliza materiais e cursos para ajudar os(as) professores(as) a enriquecer seus projetos e aulas. Já para os(as) estudantes está disponibilizado um ambiente formativo no qual podem aprender mais sobre abordagem STEM, conhecimento científico e trabalho em equipe.

Como se inscrever no 11ª Solve For Tomorrow Brasil

Para fazer a inscrição no desafio, basta acessar o site do Solve For Tomorrow Brasil até o dia 10 de julho.