EVENTOS

Celebração dos Medalhistas na Olimpíada do Oceano 2024 no Instituto Federal do Paraná

Publicado em

Na última quarta-feira (04/12), o auditório do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus Paranaguá foi palco de uma cerimônia emocionante que reuniu representantes de onze escolas para celebrar os medalhistas da Olimpíada do Oceano 2024.

A Olimpíada do Oceano, um projeto educacional promovido pelo Programa Maré de Ciência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com o apoio de diversos parceiros, ocorre desde 2021 com abrangência nacional. Seu objetivo é fomentar a compreensão do papel vital do oceano em nossas vidas e a influência das ações humanas no ambiente marinho.

Neste ano, o projeto Rede de Cultura Oceânica, formado por pesquisadores do IFPR, UFPR, Unespar, UFFS e UTFPR, mobilizou as escolas do litoral para participarem da Olimpíada. Esse esforço culminou na cerimônia de premiação, que contou com a presença de mais de 160 pessoas dos municípios de Antonina, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná e Capanema – este último, um município do sudoeste do estado, pioneiro na promoção da Cultura Oceânica mesmo distante do mar.

As escolas participantes alcançaram destaque nacional, não apenas nas provas de conhecimento, mas também na realização de projetos socioambientais e produções artísticas, culturais e tecnológicas. Projetos de limpeza e restauração de ambientes costeiros, conexões entre o oceano e o interior, e produções artísticas que ressaltam a conservação do oceano e sua biodiversidade foram alguns dos destaques.

Com o tema “O Oceano nos une –  a água nos conecta”, o evento realizou a entrega de 499 medalhas, sendo 83 em nível nacional. A cerimônia marcou o êxito de um processo liderado pelo IFPR e pela Coalizão pela Década do Oceano, que mobilizou escolas para participarem deste movimento de Cultura Oceânica, buscando destacar e fortalecer as ações que já acontecem e engajar as comunidades escolares para pensarem sobre a relação entre Oceano e a sociedade.

Durante a cerimônia, a Dra. Bárbara Lage Ignacio, coordenadora do Programa Maré de Ciência, destacou a importância das ações de crianças e jovens como multiplicadores na promoção de um oceano saudável e resiliente. Educadoras presentes no evento declararam que as crianças amaram a celebração. A docente Flavia de Freitas Pereira, do Colégio Estadual Profª Zilah dos Santos Batista em Paranaguá, cuja escola recebeu várias medalhas, incluindo um prêmio nacional com o projeto “Operação Limpeza do Manguezal: Filhos do Mangue”, apontou “Estou orgulhosa de poder participar de uma ação tão importante e marcante!”

A Olimpíada do Oceano foi uma oportunidade única para incluir e discutir criticamente temas relacionados ao oceano no processo educacional, contribuindo para a Década da Ciência Oceânica e para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14, que visa a conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos.A premiação contou com o apoio da Associação Mar Brasil, Mosaic e do Grupo Acquaplan, e  foi um marco significativo na consolidação da Cultura Oceânica entre as novas gerações.