IFPR Campus Paranaguá realiza VI Semana Mulher e Direitos Humanos – Campus Paranaguá

IFPR Campus Paranaguá realiza VI Semana Mulher e Direitos Humanos

Nos dias 18 e 19 de março, o IFPR Campus Paranaguá promoveu a VI Semana Mulher e Direitos Humanos, um evento que reuniu a comunidade acadêmica e externa para discutir temas relevantes relacionando gênero, sua interseccionalidades e direitos humanos, pensando na construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todas as mulheres. O evento contou com palestras, oficinas, sessão de cinema com “Cine Neabi”.

A abertura do evento foi marcada pela mesa redonda “Mulheres e Ambiente: protagonismo feminino nas pautas ambientais do litoral do Paraná”, um encontro que reuniu mulheres que dedicam suas vidas à luta pelos direitos das mulheres e do meio ambiente. A mesa contou com a presença da professora Joana Rupprecht Zablonsky, do IFPR Campus Paranaguá; da ex-estudante de Ciências Sociais Marilze Alípio; a líder da Associação das Mulheres Produtoras de Cataia da Barra do Ararapira, Edina Santana; e da Dra. Monique Cheker, procuradora da República no Ministério Público Federal (MPF).

O evento também foi marcado pela entrega da medalha de prata à aluna Dunia Mohamad Zahoui, do Colégio Bom Jesus Nossa Senhora do Rosário, conquistada na competição Quimeninas – um projeto criado pela Olimpíada Nacional de Química para premiar jovens mulheres na área da química.

A VI Semana Mulher e Direitos Humanos contou com uma homenagem de Menção Honrosa para a Maria Lúcia, professora aposentada do campus Paranaguá, em reconhecimento à sua contribuição para a luta pelos direitos das mulheres e de uma educação emancipadora, pública, gratuita e de qualidade.

No segundo dia, a Semana contou com a palestra “Histórias de vida e fios da memória: o trabalho no reconhecimento e afirmação de uma identidade”, proferida pela professora Clemilda Santiago, diretora de Políticas para Promoção da Igualdade Racial Povos e Comunidades Tradicionais, do Estado do Paraná. A palestra abordou a história da população negra no Paraná e suas reminiscências.

A Secretaria Municipal da Mulher (SEMMU), participou do evento nos dois dias, com a presença da secretária Vandecy Dutra, apresentando as ações da secretaria nesse primeiro ano da pasta no município de Paranaguá.

A programação teve como destaque a variedade de oficinas oferecidas. Ao longo dos dois dias, os(as) participantes puderam aprofundar seus conhecimentos em temas como dignidade menstrual, escrita acadêmica, tranças, dança circular e mulheres além do tempo. As oficinas proporcionaram um ambiente de aprendizado e troca de experiências, enriquecendo o conhecimento dos(as) participantes.

A organização geral da VI Semana Mulher e Direitos Humanos agradece a participação de todos(as)!

Confira aqui todas as fotos do evento.