IFPR lança a Ouvidoria da Mulher
Publicado em
A partir de janeiro de 2025, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) contará com a Ouvidoria da Mulher. Seu objetivo principal o acolhimento, a análise e o encaminhamento de manifestações relacionadas às questões de gênero, discriminação e violências contra a mulher no âmbito institucional. Esse setor marca um importante avanço no compromisso do IFPR com a promoção de um ambiente seguro, inclusivo e respeitoso para toda a comunidade acadêmica.
A unidade será coordenada pela ouvidora adjunta Simone Block Samulewsk. A servidora já atuava como ouvidora substituta e agora passa a se dedicar integralmente à Ouvidoria Geral e à presidência da Comissão responsável pela criação do Protocolo de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação na instituição.
Conheça a Ouvidoria da Mulher
A Ouvidoria da Mulher é um canal exclusivo para atender mulheres que se sintam vítimas de violações de direitos no IFPR. Entre os casos acolhidos estão situações relacionadas a assédio moral e sexual, discriminação de gênero e violência de qualquer natureza.
Entre outras funções, o setor será responsável por:
- receber e examinar manifestações relacionadas à violência contra a mulher;
- promover a escuta ativa e formalizar denúncias, quando este for desejo da denunciante;
- orientar as usuárias do canal;
- encaminhar as demandas aos setores competentes, como a Comissão de Ética ou a Seção de Procedimentos Disciplinares.
Os atendimentos serão realizados pelo e-mail ouvidoriadamulher@ifpr.edu.br ou, com agendamento, por videochamada ou presencialmente.
A Ouvidoria da Mulher convida todas as mulheres da comunidade acadêmica a conhecer e utilizar esse canal de acolhimento.
Para mais informações, acesse a página oficial da Ouvidoria do IFPR.