IFPR lança sua primeira Incubadora de Negócios, sendo também a primeira do Litoral do Paraná – Campus Paranaguá

Incubadora

A Incubadora

Alinhado com as últimas tendências na área de Inovação, o Campus Paranaguá publicou nesta semana a portaria que cria e implementa a primeira Incubadora de Negócios do IFPR, sendo também a primeira do litoral do Paraná.

O objetivo da Incubadora, além de ser mais um espaço de estímulo à criação e desenvolvimento tecnológicos para os estudantes e professores do IFPR, deverá atuar em três pontos fundamentais: 1) Desenvolvimento e Qualificação de Negócios (Maturação), 2) Sensibilização, Prospecção de novos negócios de impacto; e 3) Articulação Institucional. A partir disso, as duas ações principais serão “alinhar as estratégias de formação de estudantes do ensino básico ao superior, com foco no empreendedorismo e inovação no litoral do Paraná, e “incentivar os negócios inovadores e/ou tecnológicos que identificam e preservem os recursos naturais, fortalecendo a cultura local das comunidades litorâneas”.

“Atualmente, a Incubadora já conta com uma infraestrutura básica com acesso à internet, mesa de trabalho, cadeiras e ambientes de reuniões”, comenta o coordenador da incubadora, Leandro Angelo Pereira. Além de serem oferecidos aos empreendimentos incubados, alguns serviços, como por exemplo, apoio técnico, consultoria jurídica, condições de segurança, acesso a rede de contatos, apoio de marketing, dentre outros.

Futuro

A Incubadora do IFPR deverá atuar na área de Inovação de Impacto, que de forma resumida busca um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável no litoral paranaense. Para isso, seus próximos passos deverão estar relacionados às inovações tecnológicas como síntese-resultado de processos complexos e, principalmente, colaborativos, envolvendo a tripla-hélice composta pela academia, empresas e setores governamentais. Além disso, a partir de um ecossistema de inovação que poderá ser criado a partir dos projetos e negócios apoiados pela Incubadora, poderá ser possível uma mudança de ponto de vista tópico e imediato de tecnologias com foco apenas econômico para o de tecnologias que entendem a inovação compatibilizada na esfera ambiental e social.

Equipe

A implantação da incubadora contou com o apoio da Agência de Inovação do IFPR (Agif) e com a participação de servidores técnicos e docentes do Campus Paranaguá, entre eles Aline Tschoke Vivan, Allan Paul Krelling, Thaise Liara da Silva e Wagner Faria de Souza. A incubadora será coordenada pelo professor Leandro Angelo Pereira e terá como membros integrantes da equipe gestora os servidores Alessandra Assad Angieski; Alexandre Dullius; Angélica Tomiello; Elvis Canteri de Andrade; Flávia Fabiane Serafim de Souza; Flavia Regina de Oliveira Tavares; Hugo Alberto Perlin e Ivani Ferreira.