Abertas as inscrições para o Processo Seletivo IFPR 2023/2024 – Campus Paranavaí

Abertas as inscrições para o Processo Seletivo IFPR 2023/2024

Cartaz do Processo Seletivo IFPR 2023-2024: neste ano, pela primeira vez, os modelos da campanha de divulgação são estudantes matriculados no IFPR.

As inscrições para os cursos de graduação e para os cursos técnicos de nível médio do IFPR estarão abertas de hoje, terça-feira (27), e seguirão até o dia 10 de agosto de 2023. No total, por meio deste processo seletivo, são ofertadas 280 vagas no campus Paranavaí: 160 para cursos técnicos e 120 para cursos de graduação.

Todos os cursos do IFPR são gratuitos – o Instituto não cobra qualquer tipo de mensalidade.

Inscrição e isenção da taxa de inscrição

A taxa de inscrição, que tem o intuito de custear despesas com a realização do certame, como a elaboração e a aplicação das provas, é de R$ 50 para os cursos técnicos e de R$ 80 para os de graduação.

Estudantes que comprovarem não ter condições de pagar esta taxa podem solicitar a isenção até o dia 12/07.

Banca organizadora

A banca organizadora deste processo seletivo é, novamente, o Núcleo de Concursos da UFPR (NC/UFPR).

Informações e documentos sobre o certame serão publicadas na página do Processo Seletivo IFPR 2023/2024 dentro do Portal do NC:

Página do Processo Seletivo IFPR 2023/2024 no portal do NC.

Cursos técnicos integrados, subsequentes e de graduação

Os cursos que terão vagas preenchidas por meio deste processo seletivo são destinados a estudantes que estão concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental e também aos que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio.

Para os que são concluintes do ensino fundamental, o Campus Paranavaí oferece os cursos Técnicos Integrados. Nesses cursos, o aluno faz as disciplinas básicas do ensino médio e também recebe a formação técnica. Os cursos oferecidos são:

• Técnico Integrado em Agroindústria – 40 vagas – Matutino – 4 anos de duração
  • Técnico Integrado em Informática – 40 vagas – Matutino – 4 anos de duração.
  • Técnico Integrado em Mecatrônica – 40 vagas – Matutino – 4 anos de duração.

Quem já concluiu ou está concluindo o ensino médio e quer continuar seus estudos, o Campus Paranavaí oferece quatro cursos:

• Técnico em Eletromecânica – 40 vagas – Noturno – 2 anos de duração.
  • Química – 40 vagas – Noturno – 4 anos de duração.
  • Engenharia Elétrica – 40 vagas – Integral – 5 anos de duração.
  • Engenharia de Software – 40 vagas – Integral – 4 anos de duração.

Inclusão social

No ato da inscrição, o candidato poderá optar por concorrer às vagas destinadas à ampla concorrência ou às destinadas à política de inclusão adotada pelo IFPR. Neste processo seletivo, como ocorreu em anos anteriores, 80% das vagas de todos os cursos e turmas são destinadas à inclusão social.

Acesse a página do Processo Seletivo e faça sua inscrição CLICANDO AQUI.

Acompanhe as novidades pelo site: ifpr.edu.br/paranavai

Entre em contato conosco pelo telefone e pelo WhatsApp: (44) 3482-0111