Aluno do IFPR – Campus Paranavaí é aprovado em 1º lugar em edital nacional de intercâmbio ao Japão – Campus Paranavaí

O estudante Eber Secco Lima, do 4º ano do curso Técnico em Mecatrônica integrado ao Ensino Médio do IFPR- Campus Paranavaí, foi aprovado em 1º lugar no edital CONIF/AI 14/2022, o qual ofertava três bolsas (uma para cada região do país) para participação do estudante selecionado no programa Sakura Science no Japão. Em linhas gerais, o objetivo do Sakura SHSP é promover o intercâmbio de curta duração (7 dias) para estudantes brasileiros, no Japão, por meio de visitas a centros de pesquisa e universidades daquele país, participação em seminários, entre outras atividades junto a estudantes do Ensino Médio japoneses e de outros países participantes.

É importante destacar que o edital contou com a participação de mais de 350 estudantes dos Institutos Federais, Cefets e Colégios Dom Pedro de todo o país e o estudante Eber Seco Lima destacou-se tanto na primeira fase da seleção – a qual contemplava a avaliação de participação em projetos de pesquisa, extensão, apresentação de trabalhos em eventos e outros -, quanto na segunda fase da seleção – que contemplava a escrita de uma carta de intenções em inglês.

Devido ao fato de o estudante ter sido selecionado no edital 14/2022, a professora Taynara Alcântara Cangussú também foi selecionada para acompanhá-lo na viagem por meio do edital 15/2022. A viagem de ambos está prevista para o dia 6 de Novembro de 2022.

Para o aluno Eber, a conquista simboliza a validação de toda a sua trajetória escolar, uma vez que foi justamente o seu envolvimento nas inúmeras ações do IFPR- Campus Paranavaí, bem como do Conservatório Vitória que o levou ao primeiro lugar. Para a professora Taynara, a conquista do aluno simboliza o resultado do esforço conjunto de toda a comunidade do IFPR- Campus Paranavaí, que não mede esforços para proporcionar ações diversas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão.