Alunos do Curso Técnico em Informática Integrado tiveram aula inclusiva de Química – Campus Paranavaí

Na última terça-feira (10/03/2020), com intuito de realizar um ensino de química inclusivo, o Prof. Dr. José Augusto Teixeira desenvolveu uma atividade com o 1° ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFPR – Campus Paranavaí. A atividade que ocorreu durante a aula da disciplina de Química I, abordou a temática de estrutura e evolução dos modelos atômicos.

Durante a atividade, os alunos se reuniram em grupos e desenharam em cartolinas os modelos atômicos de Dalton, Thompson, Rutherford e Bohr. A representação dos modelos atômicos foi feita utilizando cola colorida em alto relevo (2D) e grãos de milho, feijão e arroz, os grãos representavam os prótons, nêutrons e elétrons, respectivamente, as quais são partículas que compõem a estrutura do átomo. As diferentes texturas e tamanhos dos grãos, além do relevo oferecido pelo desenho realizado com a cola em alto relevo (2D) permitiu que o colega, o qual é deficiente visual, tivesse uma melhor compreensão e entendimento sobre o assunto abordado.