Alunos do IFPR desenvolvem alimentos funcionais – Campus Paranavaí

Alunos do IFPR desenvolvem alimentos funcionais

Alunos do curso Técnico em Alimentos, do Câmpus Paranavaí do IFPR, desenvolveram uma série de alimentos funcionais. A atividade foi desenvolvida em uma aula de nutrição do curso. Além de fornecerem energia para o corpo e uma nutrição adequada, os alimentos funcionais produzem outros efeitos que proporcionam benefícios à saúde, auxiliando na redução e prevenção de diversas doenças.

Foram desenvolvidos barras de cereais, pães integrais, tortas, lanches diversos, iogurtes, farofas, biscoitos, saladas e outros produtos que em sua composição continham soja, aveia, azeite de oliva e azeitonas, uvas, diferentes frutas, mel entre outros ingredientes com propriedades funcionais.

Os produtos resultantes das experiências foram provados e bem aceitos por professores, alunos e técnicos administrativos do câmpus. “Verificamos que, com ingredientes simples e baixo custo, é possível ter uma alimentação realmente saudável”, conta o professor Carlos Eduardo Barão, responsável pelo projeto. “Foi uma atividade interessante, pois despertou o interesse da comunidade acadêmica, além de ressaltar a importância das atividades práticas para os cursos técnicos”, afirma.

Os alunos ainda apresentaram trabalhos sobre os produtos desenvolvidos, explicando como eles podem trazer benefícios à Saúde.