Campus Paranavaí é o primeiro no IFPR a monitorar o consumo de energia elétrica – Campus Paranavaí

Campus Paranavaí é o primeiro no IFPR a monitorar o consumo de energia elétrica

No último dia 09 de maio, uma equipe do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) esteve presente no campus Paranavaí do IFPR para fazer a instalação de um equipamento que auxiliará no monitoramento do consumo de energia elétrica. O campus Paranavaí é o primeiro do Paraná a implantar o sistema, chamado, Portal de Gerenciamento Energético (PGEN).
O projeto PGEN, coordenado pelo professor Rafael Rodrigues, refere-se à gestão de carga, conforme a Resolução Normativa ANEEL Nº 1.059, de 7 de fevereiro de 2023, representando uma iniciativa nacional entre o Ministério da Educação e o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Está prevista a instalação de 100 equipamentos até o final do mês de junho, totalizando 200 até o término do ano de 2024 nos Institutos Federais de todo Brasil.

Estiveram presentes na visita os professores Rafael Rodrigues, Douglas Alves e Fábio Schmitt, todos do IFSC, além de professor Anderson Piccini, do Campus Paranavaí do IFPR, e de Rafael e André, da COPEL.

Em nome do Grupo de Trabalho do IFPR (Portaria de pessoal DEAC/GR/IFPR Nº 996, DE 08 de maio de 2024), agradecemos à equipe da Copel, que nos atendeu de imediato e auxiliou durante toda a instalação. Ainda, ao diretor geral Rafael Petermann, por autorizar a instalação do equipamento, e à equipe do IFSC, sempre atenciosa e prestativa!